A Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) ganhou em novembro um prêmio internacional de € 25 mil euros com o projeto para o “Horta Educativa: Semeando Oportunidades”. Este projeto foi elaborado com a parceria entre as OSID e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), que por sinal foi extinta este ano, pelo governador Rui Costa (PT).
A OSID é uma instituição filantrópica baiana que tem neste programa premiado, “Horta Educativa”, o objetivo de promover a reabilitação e prevenção de deficiências, desenvolvendo a inclusão social de crianças, jovens e adultos com deficiência, incentivando desenvolvimento pessoal e relações interpessoais e ao meio ambiente. “Além disso, aprender educação ambiental e agro-ecologia fazem parte desta ação”, disse o engenheiro agrônomo, ex-EBDA, Antônio Carneiro do Rosário, um dos idealizadores do projeto, junto com Jorge Nascimento, responsável técnico do Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências (CRPD), das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
A premiação “Reina Letizia 2015, de Rehabilitación e Integración”, em tradução livre (Rainha Letizia 2015 Reabilitação e Integração), oferece duas premiações de € 25.000,00 cada, destinados um para a candidatura espanhola e um para os outros países candidatos de falar em Espanhol e Português.
A candidatura espanhola é dotada pela Fundação ONCE – Organización Nacional de Ciegos de España que é uma organização não governamental de solidariedade social e sem fins lucrativos espanhola. O objetivo desta organização é melhorar a qualidade de vida dos cegos e deficientes visuais de Espanha.
A candidatura dos outros países de língua espanhola e Português é financiado 26.106.231F.49001 a execução do orçamento de despesas da Agência para 2015.
A premiação ocorreu em Madrid, no dia 11 de novembro de 2015, pela Secretária-Geral do Conselho Real para a Deficiência, Susana Camarero Benítez.
Blog do Florisvaldo – Informação com Imparcialidade – 30/12/2015