Sempre ouvi uma máxima que diz: Brasileiro tem memória curta.
Tem filósofos afirmando que é graças a esse “problema de memória” que boa parte dos políticos continua se elegendo eleição após eleição, perpetuando-se no poder e aparecendo a cada quatro ano (ou de dois em dois anos), com novos discursos e novas promessas (algumas delas que foram prometidas nas ótimas eleições).
Para ajudar a todos a manter fresquinho na memória, transcrevo uma declaração feita pela Presidenta Dilma Rousseff (17/09/14), em uma entrevista após encontro com empresários na Associação Comercial e Industrial de Campinas, no interior Paulista, por ocasião de sua campanha na disputa a disputa a reeleição pelo PT.
“nem que a vaca tussa”. Referindo-se ao direito às férias e ao décimo terceiro salário está entre os itens que não podem ser alterados para atender a interesses de empresários.
“Eu não mudo direitos na legislação trabalhista. Férias, décimo terceiro, FGTS [Fundo de Garantia do Tempo de Serviço], hora extra, isso não mudo nem que a vaca tussa”, enfatizou a candidata,
Não é bem isto que estamos assistindo.
No primeiro mês do seu mandato, promoveu drásticas mudanças em direitos adquiridos pelos trabalhadores, especialmente nos benefícios no âmbito da Previdência Social, elevando o prazo de carência e o tempo mínimo para benefícios já existentes (https://www.portaldenoticias.net/ffsantos/?p=453).
Como ainda estamos no inicio deste novo (velho) mandato, aguardem, pois, quanto mais o tempo passa, podemos ter novas surpresas, ate por que, muitas das promessas ou compromisso de campanha já foram esquecidas.
Blog do Florisvaldo – Informação com imparcialidade – 27/01/2015
Florisvaldo Ferreira dos Santos
Consultor de Seguros e Benefícios