O Conselho Diretor da Superintendência de Seguros Privados (Susep) aprovou na ultima quinta-feira (03/03/2016) o encerramento do regime especial de direção fiscal da GBOEX – Grêmio Beneficente. A decisão foi tomada diante dos resultados obtidos pela empresa após ter adotado uma série de medidas que visavam seu equilíbrio financeiro. A direção fiscal foi determinada pela Superintendência em 30 outubro de 2014. No final do ano passado, a GBOEX já apresentava sensíveis melhoras de suas contas. A direção fiscal não afetou a continuidade dos negócios da empresa.
De acordo com a diretora de Fiscalização da Susep, Helena Venceslau, o regime especial de direção fiscal deve ser entendido, tanto pelos empresários quanto pelos consumidores, como uma ação preventiva e de auxílio da Superintendência às empresas em dificuldades e que tenham a intenção de se reorganizar e se reerguer.
O caso GBOEX demonstra que tal objetivo é possível e viável. “A direção fiscal não significa uma etapa que antecede à decretação da liquidação extrajudicial. Pelo contrário, esse regime tem como objetivo reerguer as empresas, tendo a Susep como órgão próximo, auxiliando nesse processo”, afirma ela.
Fonte: CQCS
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 04/03/2016