Neste 1º de março, o CVV – Centro de Valorização da Vida completa 62 anos de oferta de apoio emocional. São 22.630 dias ininterruptos de trabalho voluntário. E temos convicção de dizer que só existimos porque acolher você está em primeiro lugar! Conte conosco!
Especialistas afirmam que o “Suicídio e uma solução definitiva para um problema temporário”
A Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Nesta data, são realizadas campanhas de conscientização e educação da sociedade, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio, bem como suas formas de prevenção.
A primeira medida preventiva do suicídio é a EDUCAÇÃO, ou seja, é preciso falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema.
MITO: Não devemos falar sobre suicídio, pois isso pode aumentar o risco.
VERDADE: Falar sobre suicídio não aumenta o risco; muito pelo contrário. Falar com alguém sobre o assunto pode aliviar a angústia e a tensão da pessoa. (Fonte: Conselho Federal de Medicina).
O suicídio é a busca da morte, como uma libertação para o sofrimento que se torna insuportável. Esta ação voluntária e intencional parte do ponto de vista que a morte significa a salvação e livramento de uma dor insuportável, um mergulho no nada, visão esta acentuada pelo viés materialista que envolve a nossa civilização que desestrutura os relacionamentos afetivos e despersonaliza as pessoas.
A OMS destaca a importância do diálogo para ajudar a pessoa com potencial risco de suicídio. O objetivo é preencher um vazio criado pela desconfiança, desespero e perda de esperança e dar à pessoa um sentido de que as coisas podem mudar. Uma abordagem calma, aberta, de aceitação e de não julgamento é fundamental para facilitar a comunicação.
COMO SE COMUNICAR: Ouvir atentamente e com calma. – Dialogar demonstrando sinais de compreensão e respeito. – Entender os sentimentos das pessoas (empatia). – Expressar respeito pelas opiniões e valores da pessoa. – Conversar honestamente e com autenticidade. – Mostrar sua preocupação, cuidado e afeição. – Focalizar os sentimentos da pessoa.
COMO NÃO SE COMUNICAR:– Interromper muito frequentemente. – Ficar chocado ou emocionado. – Dizer que está ocupado. – Tratar a pessoa de maneira a colocá-la numa posição de inferioridade. – Fazer comentários evasivos e pouco claros. – Fazer perguntas indiscretas.
SAIBA QUE você pode conversar com um voluntário do CVV (Centro de Valorização da Vida) ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita.
Fonte: #CVV #CVV188 #apoioemocional #acolhimento #prevençãosuicidio #voluntariado #62anos – https://www.jusbrasil.com.br
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade