APAFLG – Associação dos Pequenos Agricultores Familiares da Fazenda Lagoa Grande promoveu no ultimo sábado (30/05/2015) a sua II Feira da Agricultura Familiar.
Local: FAZENDA LAGOA GRANDE – MUNICÍPIO DE CANSANÇÃO/BA.
O evento contou com a participação dezenas de representantes das mais diversas atuações das associações e foi uma excelente oportunidade que os produtores tiveram para expor e comercializar os seus produtos da criação, cultivos da agricultura familiar, apicultura e diversos artesanatos produzidos na região, entre eles, ovinos, caprino, artigos de couro, aves, leite, derivados de leguminosas, feijão, milho, mandioca, licuri, umbu, acerola, leite, doces tantos outros.
Após abertura oficial e apresentação dos expositores, foi servido o almoço comunitário, composto por uma suculenta Feijoada e um delicioso Feijão Tropeiro.
Na sequencia, houve apresentação das associações presentes, dos grupos produtivos, e das entidades apoiadoras, ocasião em que cada um, teve a palavras para expor o trabalho que vem sendo realizado na sua unidade.
Este foi um dos momentos de maior integração dos participantes, pois de forma descontraída, cada um fez sua explanação de forma simples e objetiva dentro da sua área de atuação.
Entre todos os presentes, destaco a participação da comunidade de Alto Lindo, representada pela Professora Dalva, pois além de relatar o trabalho que a sua associação vem desenvolvendo na área da agricultura familiar, demonstrou uma grande preocupação na área social e cultural, em especial na educação do jovem adolescente, sendo que no final de sua fala, empolgou o publico presente com uma musica especialmente preparada para o evento, onde houve a efetiva participação de todos.
Outro momento que mereceu destaque durante a fala das entidades foi o registro feito pelo secretario da Agricultura do Município, Osmilton Ribeiro, destacando que o evento só não superou as expectativas iniciais, em função da rígida imposição feita aos expositores pela ADAB – Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, onde os expositores cadastrados para a feira, além de pagar a taxa de participação, deveriam arcar com os custos dos exames a serem feitos em cada animal exposto. “Não sou contra ao controle que o órgão governamental esta impondo ao rebanho ovino e caprino, porem nesta fase do programa, o governo deveria ter o bom senso de apenas conscientizar e educar o produtor, e não se posicionar de forma intimidadora que se posicionou. Houve uma desistência de muitos criadores que já tinha confirmado presença no evento e que pelas informações desencontradas desistiram de participar”.
Em seguida, no espaço destinado a Tarde Cultural, o “Sanfoneiro” Louro, abrilhantou todos os presentes com a sanfona 8 baixo e suas canções características e especificas da região.
O encerramento do evento se deu com julgamento das raças expostas e a premiação dos ganhadores.
Organização: APAFLG
Apoio: EFAS DE ITIUBA E MONTE SANTO – ASCOB ITAPICURÚ – SINTRAF DE CNSANÇÃO – UAPAC – FATRES – FETRAF – CACTUS – COOPHABITAR – AGROTERRA – EBDA DE CANSANÇÃO – SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE CANSANÇÃO e COMUNIDADES DA REGIÃO.
Colaboradores: COMERCIANTES E COMUNIDADES LOCAL.
Patrocínio: PREFEITURA MUNICIPAL DE CANSANÇÃO
Vejam algumas fotos do evento:
Blog do Florisvaldo – Informação com Imparcialidade 01/06/2015
Florisvaldo Ferreira dos santos
Consultor de Seguros e Benefícios