Maior corredor de Abelhas do mundo ficará em Brasília – Foto: Joel Rodrigues | Agência Brasília
Desde quando as abelhas foram consideradas os seres vivos mais importantes da Terra, associações ambientais de todo o mundo lançaram ações para preservar a espécie e o Brasil não vai ficar para trás. Em Brasília, o governo distrital anunciou o ‘Bosque das Abelhas’.
Esse espaço será um corredor ecológico de 10 quilômetros de extensão com mais de 45 mil árvores do cerrado, que começa no Parque da Cidade e vai até o Parque Nacional de Brasília.
A construção começou em novembro e, quando finalizada, se tornará o maior corredor de abelhas do mundo.
“Nossa proposta é criar um corredor com espaçamento de menos de um quilômetro entre os bosques, pois assim as abelhas poderão migrar sem dificuldade. Teremos o maior corredor de abelhas do mundo”, promete Luiz Lustosa, presidente do instituto e da Federação de Meliponicultura do DF.
Apoio
Para a realização do projeto, foi necessário unir esforços de várias entidades. O Instituto Abelha Nativa e o Governo do Distrito Federal abraçaram a maior participação, para manter a natureza viva para as próximas gerações.
“Vai ficar muito bonito. Quando as árvores estiverem florindo aqui no parque, naturalmente, vão aparecendo as abelhas nativas e elas vão ajudar a polinizar as espécies e tudo ficará ainda mais bonito. E melhor, sem perigo para ninguém, já que essas abelhas nativas não têm ferrão e podem conviver em segurança com as pessoas”, comemora Luiz Lustosa.
Outros benefícios
Além da importância ambiental, o Bosque das Abelhas também trará outros benefícios para Brasília.
O local ficará aberto para visitação, como uma das mais importantes atrações turísticas do país.
O corredor de abelhas também vai gerar empregos, atrair força de trabalho e renda para o Distrito Federal.
Seres vivos mais importantes do mundo
A título de curiosidade, as abelhas foram consideradas os seres vivos mais importantes do mundo durante uma competição denominada Earthwatch.
O Dr. George McGavin, defensor da tese, explicou que 250 mil espécies de flores dependem das abelhas para se reproduzir.
Além disso, muitas frutas e vegetais também ganham vida por meio da polinização que elas fazem, que tem impacto em cerca de 90% da produção de alimentos no mundo.
Conheça mais um pouco sobre o corredor em Brasília:
Fonte: https://www.sonoticiaboa.com.br =Colaboração: Deusimar das Abelhas
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 03/03/2021