Hoje, 5 de dezembro, celebramos o Dia Internacional do Voluntariado, uma data que exalta o espírito de solidariedade, generosidade e o imenso valor das ações voluntárias realizadas por milhares de pessoas ao redor do mundo. Em um gesto de profundo reconhecimento e apoio a essa causa transformadora, temos a honra de divulgar a mensagem do Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Em suas palavras, o Desembargador reafirma com firmeza o compromisso do TJMG em fomentar uma cultura sólida de solidariedade e responsabilidade social. Ele ressalta o papel essencial do voluntariado como um poderoso vetor de mudança, capaz de fortalecer os laços de cidadania e promover a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e humana, na qual o bem-estar coletivo e a solidariedade mútua se tornam pilares fundamentais.
O filósofo grego Aristóteles dizia: “A esperança é o sonho do homem acordado”. Uma sentença que condensa, em poucas palavras, uma imagem poética e um pensamento pujante: a ideia de que ter esperança é sonhar, mas em estado de vigília. Esperançar, como também nos lembra o professor e pensador Mário Sérgio Cortella, exige persistência e ação.
Os voluntários são expressão desse duplo sentido da palavra esperança. Movidos por compaixão e ação, eles representam um poderoso exército que se movimenta, todos os dias, para estender um braço solidário a quem precisa de ajuda. O olhar deles alcança realidades para as quais a sociedade, muitas vezes, fecha os olhos. Acabam assim por transformar vidas, sendo também transformados para melhor, nessa jornada.
Em especial em um país como o Brasil, atravessado por profundas desigualdades sociais, os voluntários desempenham um papel imprescindível. Por isso, neste 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, gostaria de reiterar que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais está firmemente comprometido em fortalecer, mais e mais, a cultura da solidariedade e da responsabilidade social em nossa instituição.
Por meio do Núcleo de Voluntariado, sob o comando da dedicada desembargadora Maria Luíza de Marilac, a Corte estadual mineira tem empreendido importantes articulações nesse campo, tendo como foco, em especial, a população em situação de rua.
Nesta data, gostaria ainda de expressar minha gratidão a todos aqueles se doam em prol do outro, além de minha profunda admiração pelo trabalho abnegado que realizam.
Fonte: https://www.tjmg.jus.br
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade