A nova geração da Chevrolet S10 que será derivada da Colorado americana é aguardada com muita expectativa no Brasil em 2024. Muito antes de a General Motors iniciar o desenvolvimento do Chevrolet Colorado de 2023, havia rumores de que a GM desenvolveria uma nova plataforma para a referida picape. Mas, como quis o destino, a General Motors teve que se comprometer atualizando o 31XX da máquina de saída para o 31XX-2.
Por que a gigante de Detroit cancelou o programa 32XX em favor do 31XX-2? Atualmente, não há respostas claras para essa pergunta, mas é bastante óbvio que a eletrificação tem algo a ver com essa decisão.
As montadoras estão tomando gosto por veículos elétricos devido aos regulamentos de emissões e preferências do consumidor. O desenvolvimento do BEV custa muito. Nesse caso, esse algo era a plataforma do Colorado. Projetar uma arquitetura totalmente nova é uma provação cara, enquanto atualizar uma arquitetura existente que já se pagou parece uma alternativa do ponto de vista financeiro.
Apesar da mudança não ter sido tão radical, a nova Chevroelt Colorado (S10) Chga com 4.716 libras (2.139 kg) para a versão WT e 5.298 libras (2.403 kg) para a especificação off-road ZR2. o Colorado possui uma distância entre eixos de 131,4 polegadas (3.337 milímetros). A folha de especificações anexada abaixo revela que os acabamentos WT e LT recebem um diferencial aberto, o Trail Boss e o Z71 nivelam até um diferencial de deslizamento limitado do G80 e o ZR2 está balançando os diferenciais de bloqueio de potência para frente e para trás.
Disponível exclusivamente com um motor turbo de quatro cilindros de 2,7 litros e transmissão automática de oito velocidades, o Colorado 2023 que dará origem a nossa S10 2024 e o GMC Canyon entrarão em produção na fábrica de Wentzville, no Missouri, em janeiro de 2023.
Fonte: AutoEvolution