A escrita de artigos acadêmicos pode desempenhar um papel essencial na disseminação de novos conhecimentos. Por sua vez, a escrita de trabalhos de caráter acadêmico podem permitir que tanto os pesquisadores bem como os estudantes e profissionais possam compartilhar as suas descobertas e contribuições para as suas respectivas áreas do saber.
Aqui estão alguns exemplos de trabalhos acadêmicos que podem ser utilizados para a disseminação de novos conhecimentos:
A produção de artigos científicos ocorre através da elaboração de documentos formais que descrevem a pesquisa original que realizada em uma determinada esfera do saber. Além disso, os artigos científicos são submetidos a revisões por pares que, de modo geral, são publicados em revistas de cunho científico especializadas em determinados assuntos. A elaboração de artigos científicos pode fornecer uma análise mais detalhada de cada um dos métodos empregados além dos resultados que foram obtidos por meio de conclusões tiradas da pesquisa.
Além disso, as teses de doutorado consistem em trabalhos acadêmicos que são elaborados por estudantes de doutorado como parte de seus programas de graduação. Através do envolvimento dos alunos em pesquisas originais e no aprofundamento em um determinado campo de estudo. Por sua vez, as teses de doutorado, de modo geral, são estruturadas em capítulos e podem fornecer uma contribuição bastante significativa para o conhecimento existente em determinadas áreas do conhecimento.
As dissertações de mestrado, no entanto, são semelhantes às teses de doutorado, uma vez que as dissertações de mestrado consistem em trabalhos acadêmicos que são elaborados por estudantes de mestrado como parte de seus programas de graduação. Além do mais, esse tipo de trabalho também envolve uma pesquisa original, ainda que em uma escala menor do que as teses de doutorado.
Já os relatórios técnicos tratam-se de documentos que descrevem determinadas pesquisas, projetos ou estudos em específico que foram realizados em um determinado contexto. Mesmo assim, esse tipo de trabalho é usado, em especial, em áreas da ciência da computação e de outras disciplinas aplicadas. Por fim, os relatórios técnicos podem ser publicados por organizações de pesquisa, por empresas ou através das instituições acadêmicas.
Estrutura de trabalhos acadêmicos
A estrutura de trabalhos acadêmicos ou de estrutura de artigos científicos pode variar ao depender do tipo de trabalho e das diretrizes específicas da instituição acadêmica. Além de tudo isso, existem algumas seções comuns que, de maneira geral, podem ser encontradas na maioria dos trabalhos acadêmicos. Nos trabalhos e cunho acadêmico é essencial seguir a norma culta da língua portuguesa e também as normas da ABNT.
Aqui estão alguns elementos da estrutura básica que podem ser utilizados como referência:
- Capa: A capa é a primeira página do trabalho e deve conter informações relevantes tais como qual é o título do trabalho, qual é o nome do autor, além do nome da instituição de ensino e de sua data de publicação.
- Resumo: A seção do resumo consiste em um resumo conciso do trabalho que, de modo geral, possui cerca de 150 a 250 palavras. É aqui que o autor deverá fornecer uma visão geral da problemática de sua pesquisa, de quais são os seus objetivos, da metodologia que foi empregada além de trazer os principais resultados e as suas conclusões da pesquisa.
- Índice: Também chamado de sumário, a seção do índice deverá listar quais são as seções principais e as subseções do trabalho, juntamente com as suas respectivas páginas. Veja bem, isso pode ajudar os leitores a navegar pelo trabalho e encontrar de forma rápida e eficiente as informações que foram buscadas, em específico.
Por fim, a discussão se trata da seção do trabalho que pode envolver a interpretação dos resultados por meio dos objetivos do estudo. Além do mais, os resultados podem ser comparados com os estudos anteriores, com as teorias que são discutidas e com as implicações práticas que podem ser consideradas.