O lendário 147 foi o primeiro modelo de automóvel produzido pela Fiat do Brasil entre 1976 e 1986, baseado no 127 italiano. Foi, portanto, o carro que inaugurou a FIAT no Brasil e foi o responsável por começar a trajetória da marca no país.
Primeiro carro produzido pela FIAT do Brasil que inaugurava sua fábrica em Betim (MG) em 1976, o 147 foi um divisor de águas no mercado automobilístico nacional. O excelente aproveitamento de espaço interno, a imbatível economia (importantíssima em tempos de crise do petróleo) e até então inédita estabilidade, fez dele um carro que definitivamente entrou para história e mudou para sempre o jeito de se fazer automóvel no Brasil.
O 147 foi exibido ao público oficialmente pela primeira vez no X Salão do Automóvel, realizado no dia 18 de Novembro de 1976. Foram expostas 15 unidades do FIAT 147 pintadas em cores diferentes e inclusive protótipos de 147 movidos a álcool (hoje etanol). Assim que chegou ao mercado nacional, o FIAT 147 ganhou o título de mais estável carro nacional, colocando no bolso de uma única vez o VW Passat, o Chevrolet Chevette e o Dodge 1.800/Polara. Como se não bastasse, era também o carro de passeio no Brasil com o menor motor e, sabendo disso, a FIAT logo conquistou diversos compradores com suas propagandas inusitadas e ousadas.
Recentemente, um projetista italiano do site designboom.com criou uma releitura moderna de como seria o Fiat 127, que no Brasil era chamado de Fiat 147 e foi o carro com o qual a empresa italiana cresceu no País e se tornou a maior em vendas aqui.
A releitura mantém as linhas bem parecidas com o design criado pelas linhas de Pio Manzù, responsável pela criação do compacto da Fiat, o que dá ao Fiat um ar retrô, bem como acabou ocorrendo com o 500.
Em relação ao original, além das proporções maiores, que colocaria o 127 Concept hoje no segmento de compactos premium, o projetista o deixou mais esportivo, explorando com curvas os pontos do original que eram mais retos.
Por dentro, o painel simples também foi relembrado, inclusive pelas saídas de ar redondas que haviam no 147.