Seis carros TOPs que podem te levar à falência e você não sabe

Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI é o modelo que tem o maior custo de manutenção, de acordo com o Índice de Manutenção Veicular (IMV) do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi). Na segunda posição, está o Volkswagen Jetta, também na versão 2.0 e com motor turbo.  A pontuação do IMC varia de 10 a 60 pontos. Quanto maior o IMV, maior é o custo de manutenção do veículo. Enquanto o IMV do Volkswagen Golf soma 52 pontos, o índice do Jetta é de 49 pontos.  Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi, afirma que veículos novos no mercado,  mais modernos e com motores turbo (que podem receber o nome de TSI ou THP, conforme a montadora) geralmente têm manutenção mais cara. No entanto, esse custo adicional para manter o carro pode ser compensado por um consumo menor de combustível, uma das características de motores mais sofisticados. Por isso, além de considerar o custo de manutenção, o consumidor também deve avaliar o consumo de combustível e o valor de reparo após batidas de cada modelo, recomenda Rubio, do Cesvi.

“Dessa forma, será possível reduzir os gastos após a compra de forma representativa”. Metodologia O IMV foi lançado neste mês e analisou diferentes versões dos 45 carros mais vendidos do país, segundo os dados de emplacamentos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Como foram analisadas diferentes motorizações e carrocerias (como sedã ou hatch) de um mesmo modelo, ao todo foram avaliadas 86 versões.

O cálculo soma os preços de peças sugeridos pelas montadoras e valor médio da mão de obra nas cinco regiões do país em manutenções preventivas e preditivas. Essas despesas são levantadas para cada modelo durante os primeiros 100 mil quilômetros rodados. Enquanto a manutenção preventiva segue um calendário determinado pela montadora no manual do proprietário do veículo e tem como objetivo prevenir falhas em componentes que possam causar acidentes, a manutenção preditiva inclui despesas com reparos de peças e problemas mais relacionados ao desgaste natural do carro.

Confira a lista de 6 carros que se quebrar em sua mão você não tiver bom de bolso ficará em apuros para consertar

1 – Volkswagen Golf GTI 2.0

Foto reprodução

2 – Volkswagen Jetta 2.0 TSI

Foto reprodução

3 – Chevrolet Spin 1.8

(Divulgação/Assessoria de imprensa da Chevrolet)

4 – Chevrolet Cruze Sedan 1.8

(Divulgação/Assessoria de imprensa da Chevrolet)

5 – Ford Focus Sedan 2.0

Foto reprodução

6 – Hyundai Elantra 2.0

(Divulgação / Assessoria de imprensa Caoa)

 

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.