Saiba quais documentos devem andar sempre no seu carro

Quem nunca desejou ter um carro para se aventurar por aí? Pegar as malas e poder conhecer o próximo destino dos sonhos? Fazer grandes planos é maravilhoso, mas sabemos que eles também exigem grandes responsabilidades!

Como organizar e ​entender bem de ​toda a documentação do seu carro, lembrar de deixá-las guardadas dentro do seu veículo…

Para te ajudar a ​evitar este tipo de problema​, separamos uma lista com todos os documentos que devem sempre andar ao seu lado. Confere aí!

CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo

O CRLV é bem diferente do CRV. Este é um tipo de documento que deve sempre carregar com você. Ele é renovado anualmente, os proprietários dos carros recebem um boleto e fazem o pagamento do licenciamento anual. É importante que se saiba: o prazo final para a renovação depende do final da placa do seu carro. Cada prazo e o valor da renovação é diferente para o Detran de cada estado.

Então fique atento, porque caso você não renove, corre o risco de tomar uma multa, além de 7 pontos na carteira e a apreensão do seu veículo.

CLA – Certificado de Licenciamento Anual

O CLA é o Certificado de Licenciamento Anual. Este documento comprova a regularidade de um veículo (automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque) e deve ser renovado anualmente depois da comprovação de quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito.

PPD –Permissão Para Dirigir

A PDD conhecida como Permissão para dirigir, é um documento que o condutor recebe depois de ser aprovado em todas as fases do processo da primeira habilitação. Ela é válida por um ano. Ao final desse prazo, se não tiver cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ser reincidente em infração média, ele finalmente recebe a sua Carteira Nacional de Habilitação. É importante que o motorista esteja com elas em mãos sempre que for dirigir.

CNH – Carteira Nacional de Habilitação

CNH é a sigla da Carteira Nacional de Habilitação, também conhecida como carteira de motorista ou habilitação. Este documento é obrigatório a qualquer cidadão que pretenda conduzir um veículo automotor, que deve porta-lo a todo tempo.

A CNH é dividida nas categorias A, B, C, D e E, de acordo com o tipo de veículo que o condutor está habilitado a conduzir. A categoria A, habilita o condutor a dirigir moto. A categoria B, a dirigir automóveis. A categoria C, habilita a dirigir caminhão. A categoria D, habilita a dirigir ônibus e Vans. A categoria E, reúne as categoria B e C, com unidades acopladas ou reboques e trails.

E  fique  atento!  ​O  valor  da multa por dirigir sem habilitação é de R$ 880,41 reais.

Considerada uma infração gravíssima que faz o motorista perder 7 pontos na carteira.

Ou seja, não esqueça a sua CNH!

Certidão de Pagamento do IPVA

IPVA é a sigla de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, um imposto estadual com o objetivo de arrecadar dinheiro sobre os automóveis das pessoas, independe de qual tipo de veículo for. Após o seu pagamento é importante que guarde a Certidão de Pagamento do IPVA, você precisará dele na hora de vender o seu veículo.

Mas qual diferença entre licenciamento e IPVA?

O IPVA é um imposto que se paga ao Estado, no caso a alíquota de aplicação de imposto, varia de Estado para Estado.

O licenciamento, é de inspeção anual referente à situação do automóvel, realizada pelo Detran. Ou seja, licenciamento é o que comprova se seu veículo pode estar circulando nas vias, com menos chances de causar prejuízos a terceiros. Por isso, não esqueça de providenciar o seu ​licenciamento de 2019.

Agora que você já sabe quais ​documentos devem andar ao seu lado​, se organize e evite multas! Está é a melhor forma de poder planejar suas próximas aventuras com tranquilidade!

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.