Durante inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pirajá, na manhã desta quarta-feira (9/9), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o governador da Bahia, Rui Costa (PT), falaram, entre outros assuntos, sobre vacinas, previsão de volta às aulas e taxa de ocupação.
Rui confirmou que o estado vai aplicar, em breve, cerca de 500 doses da vacina russa, em fase de teste, sob acordo de confidencialidade. Disse, também, que continuará buscando parcerias, e criticou a atitude do Governo Federal para avaliar mais imunizações para os brasileiros. “A união deveria ser mais incisiva, sem nenhum preconceito dogmático com nenhuma nação do mundo”, disparou o gestor.
Quando questionado sobre o período pré-eleitoral, o governador pediu desculpas, mas falou que não gostaria de não entrar no mérito político. “Estamos [ele e Neto] irmanados. Pelo menos, na ‘porrada’ que recebemos. Já tem gente nos colocando no mesmo lado”, brincou.
VOLTA ÀS AULAS
Sobre a volta as aulas, os gestores defenderam a mema ideia. “Estamos preparados, mas aguardando o melhor momento. Preferimos cautela”, pontuou Rui, ao que Neto também afirmou analisar o momento mais seguro. “Não dá para marcar data, ainda”.
PRAIAS E TAXA DE OCUPAÇÃO
Sobre as praias da capital baiana, com bastante público no final de semana, ACM Neto reforçou que os “eventos” foram devidamente coibidos pela Guarda Civil Municipal e Secretaria de Ordem Pública, e declarou que a prefeitura está “estudando a volta gradual [do uso das praias], talvez, apenas para atividades esportivas, inicialmente”.
Ao final da coletiva, o prefeito informou que a taxa de ocupação dos leitos de UTI, para tratamento da Covid-19, em Salvador, estão em 38%.