O ofurô externo é um equipamento muito parecido com as banheiras de hidromassagem comuns. No entanto, apesar de manter a água em uma temperatura elevada, existem alguns cuidados a serem tomados para garantir o seu bem-estar.
Além da higienização e manutenção da própria estrutura, também é preciso estar atento à troca da água do ofurô. Mas, você sabe de quanto em quanto tempo é necessário renovar a água desse modelo de banheira?
Tenha em mente que uma banheira de hidro possui um sistema de vazão que permite a troca da água utilizada em cada banho. No caso dos ofurôs externos, isso não acontece. Você vai precisar verificar alguns detalhes.
Descubra quando é hora de trocar a água do seu ofurô externo!
Troque a água do ofurô externo com frequência
Se a banheira Spa é utilizada apenas para um grupo seleto de pessoas, você pode manter a água do ofurô por um tempo maior do que o normal.
O recomendado é fazer a troca da água periodicamente, pelo menos uma vez por mês. Depois desse tempo, renove a água do ofurô com hidro para desfrutar de um banho limpo e ainda mais relaxante.
Contudo, se o ofurô externo é utilizado por um número maior de pessoas, o calendário de renovação da água precisa ser atualizado.
Lembre-se que é muito importante tomar um banho no chuveiro comum antes de entrar em banheiras e ofurôs. Fazer isso evita o acúmulo de resíduos do corpo no ofurô e o desperdício de água.
O ofurô externo pode ficar sempre cheio?
Sim! O ofurô externo pode e deve ficar sempre cheio. Ao final, você entenderá o porquê.
Algumas pessoas associam o ofurô ao mesmo sistema das banheiras de hidro e acreditam que manter a água no equipamento é falta de higiene. Caso a água não seja trocada com frequência, podemos considerar que sim.
Mas, você não precisa fazer isso depois de cada banho. O ofurô consegue manter a água da banheira em uma temperatura de até 40°C, eliminando odores e outros micro-organismos.
Se antes do tempo pré-determinado para a troca da água, o líquido apresentar espumas ou coloração incomum, faça a renovação imediatamente. Mas, fique atento ao próximo item.
Nunca deixe o ofurô sem água!
Deixar o ofurô vazio pode causar um grande problema. Principalmente se o seu ofurô externo for um ofurô de madeira.
Uma das manutenções periódicas dessa variação das banheiras para banheiro é deixar a água do ofurô em um nível seguro para o equipamento.
Por ser fabricado em um material diferente das banheiras de hidro, deixar o ofurô externo sem água pode provocar rachaduras em sua estrutura. Encha-o novamente depois de trocar a água.