Sendo um recurso fundamental dentro da mina subterrânea, os sistemas de ventilação subterrânea têm como objetivo não apenas garantir a circulação de ar puro e, assim, assegurar a boa saúde e produtividade dos trabalhadores, mas também prevenir danos à estrutura por reações ao acúmulo de gases explosivos e poeira.
A ventilação subterrânea acontece por meio de dois circuitos: ventilação primária e ventilação secundária; além de ventiladores. Como se trata de um ambiente que está em processo de alteração constante, o sistema de ventilação requer manutenção e atenção dos profissionais responsáveis.
Nesse artigo, vamos apresentar mais detalhes sobre o funcionamento de ambos circuitos de ventilação subterrânea e dos principais equipamentos responsáveis. Confira a seguir!
Ventilação primária
A ventilação primária usa ventiladores para direcionar e forçar o ar pelo próprio circuito, que é constituído por galerias de entrada de ar puro e de extração do ar impuro. O principal objetivo é superar as naturais resistências existentes ao deslocamento do ar, conduzindo uma boa quantidade até o local de trabalho.
Ventilação secundária
Já a ventilação secundária de mina subterrânea funciona com auxílio de ventiladores, dutos e exaustores. Esses equipamentos são responsáveis por conduzir o ar por todos os painéis que passam pelas frentes de trabalho, bem como por diluir gases nocivos ao serem aspirados em excesso.
Modelos de ventiladores
Como você pode ver até aqui, os ventiladores são equipamentos protagonistas em todo o processo, por isso é importante conhecê-los bem. Existem dois tipos: centrífugos e axiais. Confira mais sobre cada um deles a seguir!
Ventiladores Axiais
Os ventiladores axiais se destacam por combinar a alta vazão e baixos níveis de ruído e consumo. Além disso, são extremamente eficientes no direcionamento do ar que acompanha o sentido do eixo do ventilador. Esse modelo de ventilador é um dos mais utilizados na indústria, podendo ter até 9 pás fabricadas em plástico, metal ou híbrido.
Ventiladores Centrífugo
Por sua vez, os ventiladores centrífugos funcionam como bombas de ar. No mercado, existem 3 modelos disponíveis para escolha:
- Com as pás para trás: sendo excelentes alternativas para ventilação subterrânea pois, além de serem eficientes, eles apresentam grande vantagem na autolimitação da sua potência. Também se destacam por serem silenciosos;
- Com as pás radiais: Ideais para trabalhos mais pesados, esses se diferenciam do primeiro modelo por serem mais são robustos e barulhentos;
- Com as pás para frente: entre todos, esses são os mais eficientes uma vez que tem maior capacidade de exaustão mesmo com baixas velocidades.