Prefeitos “furam fila” e se vacinam contra a Covid-19

A primeras doses das vacinas contra o novo coronavírus já começarem a ser destribuídas por todo o Brasil e já começaram a surgir casos de pessoas usando os privilégios para furar fila e receberem a dose do imunizante.

No município de Itabi, em Sergipe, o prefeito Júnior de Amynthas (DEM), de 46 anos, recebeu uma das 31 doses do imunizante que foram destinadas para a região, que tem uma população aproximada de 5 mil pessoas.

O prefeito não integra o grupo de risco priotirário para receber a vacina e, devido a isso, foi alvo de críticas nas redes sociais. O mandatário alegou que seu objetivo era “incentivar a população para que tomasse a vacina”.

Em uma nota compartilhada nas redes oficias do político, a Secretaria Municipal de Saúde informou que vão dar continuidade ao programa de vacinação com o “cronograma e o público-alvo estabelecidos pelas autoridades sanitárias competentes”.

Foto reprodução

Na Bahia, Reginaldo Prato (PSD), de 60 anos, prefeito de Candiba, município de 14.368 habitantes recebeu 100 doses vacina, foi um dos primeiros a receber o imunizante.

Apesar da idade, ele está fora do grupo prioritário e também não atua na linha de frente contra a Covid-19. Desta forma, o prefeito só deveria ser vacinado na segunda fase, que abrange a população de 60 a 75 anos, após todo o público alvo da primeira fase já ter sido vacinado.

Ao ser questionado por “ter furado fila”, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade informou que, “ele se enquadra nos critérios de vacinação, tem 60 anos, é hipertenso e diabético. A intenção foi apenas encorajar àqueles que ainda estão resistente e questionam a efetividade da vacina. Juntamente com ele, a biomédica Mirele (que está na linha de frente) também foi vacinada. Amanhã iniciaremos com a vacinação do restante dos profissionais de saúde. Temos certeza que estamos fazendo o nosso melhor”, disse à Agência do Sertão.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.