Hoje, com a correria do dia-a-dia e a necessidade de realizar os cuidados com o corpo de maneira eficiente, faz com que utilizemos técnicas que tragam mais praticidade para atender as necessidades. É muito mais prático utilizar o protetor solar do corpo para o rosto ou o hidratante do rosto para o corpo. Porém, quando falamos de bons hábitos nos cuidados com o corpo, essa prática não representa o ideal benéfico que esperamos alcançar. Afinal de contas, nossa pele facial é diferente da pele do nosso corpo, e as características encontradas na pele do rosto trazem uma necessidade maior de cuidado e atenção.
A pele do nosso rosto é composta de um tecido mais fino que a do corpo, no rosto existe uma concentração maior de glândulas sebáceas e também de
Ela tende a ser mais fina, com maior concentração de glândulas sebáceas e de folículos que fabricam os pelos. E dentro desse complexo facial, ainda encontramos áreas que diferem uma das outras, como por exemplo, a zona-T (testa, nariz e queixo), que pode ser mais oleosa, enquanto a região dos olhos tende a ser mais seca e sensível.
Por que não usar produtos faciais no corpo
Garanto que você já observou que o valor de um produto facial geralmente é bem maior que um produto corporal. Isso se dá por que os produtos faciais são pensados, criados e desenvolvidos com o objetivo especial de atender as particularidades encontradas na pele do rosto. Geralmente, são menos oleosos, possuem uma tecnologia em que a absorção seja mais fácil, uma textura mais leve, com pouca ou nenhuma fragrância, para evitar alergias, ou incomodo com os cheiros.
Muitos dos hidratantes faciais que estão no mercado possuem outras ações além da função principal, que é a hidratação. Essas ações podem incluir como reduzir manchas e linhas finas, proteção solar, e até mesmo atuar como anti-idade.
Já, quando falamos dos produtos corporais, observamos hidratantes mais grossos, com uma dose a mais de óleos vegetais, para potencializar a hidratação para áreas que geralmente necessitam de uma hidratação mais potente, como cotovelos, joelhos, calcanhares, pés. Pode-se observar também que em sua grande maioria, encontramos produtos perfumados.
Temos um corpo só, mas nele, encontramos muitas peles. Cada tipo de creme hidratante vai ser composto por compostos químicos que são dosados de acordo com a necessidade e do dano que se tem a expectativa de reparar naquela determinada área do corpo. Fazer o uso no rosto do mesmo creme hidratante que se usa nas mãos pode não ser a melhor ideia, já que a pele das mãos é também possui uma textura mais grossa e precisa de uma hidratação de forma mais intensa.
Quando se dá uma atenção maior a essas diferenças, pode-se notar e entender a necessidade de produtos que sejam específicos para cada área do corpo.
Para saber mais sobre esta temática veja o artigo completo em EscolhaBeleza.