A Prefeitura de Américo Brasiliense (SP) confirmou, na quarta-feira (20), a primeira morte de morador por coronavírus na cidade. Trata-se de um homem de 40 anos que chegou a ser internado, mas fugiu do hospital, segundo a administração municipal.
O pai da vítima morreu dois dias depois, também com os sintomas da doença. A morte do idoso de 67 anos é considerada suspeita está sendo investigado.
A namorada do homem de 40 anos procurou atendimento na rede particular de saúde e foi testada positivo para a doença. Agora, a cidade soma 24 casos positivos de Covid-19, entre eles, uma morte. Outros 20 casos considerados suspeitos aguardam resultado de exame.
Segundo a diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Eliana Bernabé Marsilli, o homem de 40 anos procurou atendimento no Hospital Municipal, no dia 15 de maio. Por orientação médica, o paciente deveria ficar internado, mas, enquanto a equipe preparava a internação, ele fugiu do local.
A administração do hospital registrou um boletim de ocorrência. A Polícia Militar fez buscas na região, mas não encontrou o paciente.
Na segunda-feira (18), o estado de saúde do homem se agravou e ele foi levado por uma ambulância até o Hospital Municipal, onde morreu.
A amostra de sangue do paciente foi encaminhada ao laboratório da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara. Na quarta-feira (20), o resultado do exame confirmou positivo para Covid-19.
A namorada da vítima testou positivo para coronavírus e cumpre isolamento domiciliar. A Vigilância Epidemiológica informou que monitora a paciente.
Óbito suspeito
O pai da vítima procurou atendimento médico no domingo (17) com sintomas de Covid-19. Ele ficou em observação e, após coleta de exame, foi liberado na manhã da segunda-feira (18), para poder acompanhar o velório do filho.
Por estar em casa, ele estava sendo monitorado com visita presencial da Vigilância Epidemiológica.
“Na quarta-feira, quando a equipe fez a visita na parte da manhã, ele disse que estava bem. Mas, a tarde, a vizinha ligou, ele também foi trazido para o hospital pelo Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], mas ele já estava em um estado um pouco mais complicado”, explicou Eliana.
O idoso chegou a ser entubado e começou a receber os primeiros tratamentos médicos, mas teve uma parada cardiorrespiratória e morreu na noite da quarta-feira (20), dois dias após o filho. A Vigilância aguarda o resultado do exame.
Monitoramento
A prefeitura informou que está mapeando os locais e pessoas que tiveram contato com o homem de 40 anos durante o fim de semana. Uma denúncia revelou que a vítima participou de uma roda de truco.
“Fica o alerta: se você teve contato com essa pessoa de 40 anos que morreu, por favor, procure o Serviço de Saúde e referencie isso, diga que teve contato. Além disso, estamos fazendo a busca dos familiares e vamos coletar os exames”, finalizou.