A Ford se prepara para lançar a 1ª picape híbrida do Brasil. Lançada em fevereiro deste ano no nosso mercado, a Ford Maverick chegou na versão Lariat FX4 equipada motor 2.0 turbo. Sem dúvidas é um propulsor que garante bom desempenho e esportividade para picape. Nesta quarta-feira (30), a Ford mostrou pela primeira vez no país a Maverick Hybrid, durante inauguração do Ford Academy, no Senai Ipiranga, em São Paulo (SP).
A marca do oval azul também aproveitou para anunciar que o seu lançamento no Brasil será em breve, no primeiro trimestre de 2023. Se tudo seguir conforme o combinado, como já destaca, a Ford realmente terá a primeira picape híbrida do país. Enquanto a versão Lariat FX4 oferece o motor 2.0 turbo de 253 cv e 38,7 kgfm, a Maverick Hybrid utiliza um conjunto formado por um motor 2.5 a gasolina de 164 cv e 21,4 kgfm de torque unido a um motor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. Combinados, entregam 193 cv de potência. O câmbio é do tipo eCVT, sempre com tração dianteira – em vez da transmissão automática de 8 marchas e tração integral.
Diferente do apelo esportivo da FX4, a aposta da nova Maverick Hybrid será no consumo. Para efeito de comparação, em nossos testes a versão 2.0 turbo fez 7,2 km/litro na cidade e 12,6 km/l na estrada. Já de acordo com dados divulgados pela EPA, Agência de Proteção Ambiental dos EUA, a média de consumo da Maverick Hybrid foi de 17,8 km/l na cidade e cerca de 14 km/l na estrada, enquanto o consumo combinado ficou em 15,7 km/l. Com esses números, a picape pode rodar até 805 km com um tanque por lá. Fica a expectativa para o consumo com gasolina brasileira.
Entre os equipamentos, a Ford destaca que a Maverick híbrida no Brasil terá central multimídia com tela de 8 polegadas, 7 airbags, freios a disco nas quatro rodas, rodas de liga-leve de 18 polegadas e Ford Pass Connect. Deverá somar ainda faróis full-LED, alerta de colisão com frenagem automática, painel de instrumentos com tela de 6,5 polegadas, chave presencial, partida por botão, Android Auto e Apple CarPlay e vidro traseiro elétrico na caçamba entre os principais itens.
Preços e detalhes sobre equipamentos serão revelados somente no lançamento da picape, confirmada para 2023. O que podemos adiantar é que, por conta da menor taxação de veículos eletrificados no Brasil, espere a Maverick Hybrid com preço abaixo dos R$ 240.490 cobrados atualmente pela Maverick Lariat FX4 2.0 turbo.
Fonte: Motor1