Nova pickup da Hyundai tem 53 mil unidades recolhidas por falha na transmissão

Nova pickup da Hyundai tem 53 mil unidades recolhidas por falha na transmissão

No dia 21 de setembro, o Escritório de Investigação de Defeitos entrou em contato com a Hyundai Motor America sobre reclamações para o Hyundai Santa Cruz 2022 alegando perda de poder motivo enquanto dirigia em várias velocidades. A montadora sul-coreana começou a analisar esses relatórios e, um dia depois, a Hyundai concluiu que a causa principal está dentro da transmissão.

Foto reprodução

A caixa de câmbio em questão é o DCT de embreagem molhada usado no 2,5 litros turbo de quatro cilindros Santa Cruz e muitos outros veículos de modelo tardio. Em 28 de setembro, os boffins de segurança da Hyundai disseram ao Escritório de Investigação de Defeitos que “uma falha interna com a bomba de óleo elétrico de alta pressão do DCT” é a causa mais provável para desencadear o modo de condução com segurança de falhas.

Um dia depois, a Autoridade de Decisão de Segurança da América do Norte dentro da Hyundai Motor America decidiu que um recall é necessário. A montadora sul-coreana está ciente de 229 incidentes entre 1º de junho e 26 de setembro apenas nos Estados Unidos. Felizmente para os proprietários afetados, não há acidentes confirmados ou ferimentos relacionados à referida condição de recall.

Um total de 53.142 veículos são chamados de volta nos EUA, começando com 32.833 exemplos do Hyundai Santa Fe 2021 a 2022. O restante é composto pelas Santa Cruz (9.142 unidades), Sonata (6.840 unidades), Elantra N (1.165 unidades), Veloster N (2.130 unidades) e Kona N (1.032 unidades). As datas de construção desses veículos variam de 20 de agosto de 2020 a 13 de maio de 2022.

Documentos apresentados à Administração Nacional de Segurança no Trânsito explicam a questão como sendo “uma falha interna desencadeando DTCs e iluminação de múltiplas luzes de aviso no visor do cluster de instrumentos. A detecção interna de falhas obriga o veículo a entrar em um modo de condução com segurança de falhas, resultando em aproximadamente 20 a 30 segundos de potência motriz sem obstáculos, seguida por uma perda completa de potência do veículo devido ao desengajamento das embreagens de transmissão e engrenagens de acionamento.” O componente defeituoso é listado como o conjunto da bomba de óleo elétrico, que possui a parte número 46220-2N500.

Os revendedores serão instruídos em 5 de dezembro a inspecionar a transmissão de oito velocidades e – se necessário – substituí-la. Os revendedores também reprogramarão a unidade de controle da transmissão de dupla embreagem com um software atualizado que fornece melhor capacidade de condução com segurança contra falhas. A Hyundai diz que a lógica revisada do software na unidade de controle foi implementada em produção em abril e maio de 2022.

Embora todos os veículos acima mencionados estejam cobertos pela garantia limitada do novo veículo, a Hyundai fornecerá aos proprietários do veículo afetado o reembolso de despesas fora do bolso relacionadas à condição de recall.

Foto reprodução

Foto reprodução
Foto reprodução
Foto reprodução
Foto reprodução
Foto reprodução
Foto reprodução
Foto reprodução
Foto reprodução

Foto reprodução

Fonte: AutoEvolution

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.