Cervejas, vinhos, cachaça e outras tantas bebidas alcoólicas fazem parte dos mais diferentes eventos. Embora sejam bastante conhecidos e consumidos, ainda há muitos mitos sobre a ingestão dessas bebidas. Vamos abordar algumas das informações divulgadas sobre o tema e esclarecer!
Comer antes de ingerir bebidas alcoólicas retarda o efeito do álcool
Verdade. Especialistas explicam que com o estômago cheio é capaz de desacelerar a absorção do álcool no sangue, o que retarda os efeitos. Se você consumir uma grande quantidade de bebida sem ter comido antes, ocorre uma sobrecarga de álcool no corpo.
Só fico de ressecada se beber muito
Mito. Embora muitas pessoas acreditem que só é possível ficar de ressaca no dia seguinte se ingeriu uma grande quantidade de bebidas alcoólicas, não é bem assim. A verdade é que a ressaca ocorre quando o seu organismo fica desidratado por conta dos efeitos do álcool.
Grávidas não podem consumir bebidas alcoólicas
Verdade. Se você está grávida, passe longe do atacado de cerveja para evitar comprar e ingerir! Pode parecer um detalhe, mas médicos explicam que a ingestão de álcool pode gerar complicações na formação do feto.
Bebidas com álcool cortam o efeito de remédios
Verdade. O álcool pode cortar ou neutralizar ações de remédios, principalmente os antibióticos. Por isso, não beba se estiver fazendo uso de um medicamento.
Há pessoas que não ficam bêbadas
Mito. É comum ir até um atacado de bebidas e comprar diferentes itens para beber com amigos e parentes. Já percebeu que alguma pessoa bebe, mas não aparenta estar bêbada?
De acordo com especialistas, só não fica bêbado que só ingere bebidas não alcoólicas. Aquele amigo que bebe cerveja, cachaça e outros, pode não demonstrar os efeitos do álcool por estar acostumado a beber.
Cerveja dá barriguinha
Mito. Essa talvez seja uma das informações mais divulgadas como verdade quando falamos de cerveja. No entanto, pesquisadores já estudaram que o tamanho da barriga e a quantidade de cerveja não tem relação. É claro que se você comprar cerveja online exageradamente e consumir, há possibilidade de aumentar o peso, já que possui calorias.
No entanto, a acúmulo de gordura abdominal não é causada exclusivamente pela ingestão dessa bebida. O excesso de calorias de qualquer alimento contribui para o aumento de peso.
Tomar aspirina antes de beber previne a ressaca
Mito. Está pensando em ir até distribuidoras de bebidas comprar bebidas e beber com os amigos hoje, mas amanhã tem que trabalhar? Com certeza, alguém já deve ter dito para você tomar uma aspirina para não ter ressaca no dia seguinte. Mas o que acontece é totalmente o contrário.
Segundo o estudo da American Medical Association, ingerir aspirina antes de beber aumenta o álcool no sangue e faz os efeitos durarem mais.
A principal forma de evitar a ressaca é se hidratar na noite dos drinks. É claro que não há como evitar que ela apareça, mas os sintomas podem ser mais fácil de serem resolvidos.