Foguete russo? Pedaço de objeto que caiu do céu é encontrado na Bahia

Moradores de Monte Gordo, distrito do município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, contaram que escutaram uma explosão e que, logo depois, encontraram um objeto que teria caído do céu na noite de terça-feira (20).

A estrutura, que parece de ferro, tem cerca de 2,9 kg e 15 cm. A situação ocorreu no momento em que outras pessoas também relataram ter visto um clarão no céu na capital e outras cidades baianas.

Foto: Juliana Almirante / G1

O objeto foi encontrado em uma área de vegetação que fica no entorno de uma loja de materiais de construção. Há um pequeno buraco no local da suposta queda.

Dono de um terreno em Monte Gordo, Edinei da Silva Almeida diz que estava queimando uma área de vegetação quando ouviu a explosão. Depois, encontrou o objeto no terreno vizinho.

Foto: Juliana Almirante / G1

“Eu não vi clarão no céu, porque eu pedi força a Deus e fechei os olhos”.

Almeida detalhou a situação. “A peça não caiu onde eu estava queimando. A peça caiu em uma distância de 400 metros no terreno vizinho. Foi muito preocupante e eu estava muito próximo. Pedi ajuda aos vizinhos pra entender o que tinha acontecido e começamos a procurar. A gente seguiu na direção da explosão e achou essa peça”, contou.

Foto: Juliana Almirante / G1
Foto: Juliana Almirante / G1

Caso

Moradores de Salvador e de cidades do interior da Bahia relataram nas redes sociais, entre a noite da última terça-feira (20) e a manhã desta quarta (21), que viram um clarão no céu. O fenômeno aconteceu por volta das 22h30, durou segundos e deixou as pessoas assustadas.

Foto reprodução

O astrônomo Fernando Munaretto diz ter visto o fenômeno no bairro do Costa Azul, na capital baiana, e acredita que pode ter sido causado por um meteoro. “Meteoro é um fenômeno meteorológico causado por uma entrada de um corpo na atmosfera. Então, dependendo da constituição desse corpo, pode apresentar cores. Foi o que aconteceu com esse meteoro ontem, o final dele foi laranja. Mas em grupo de astrônomos teve gente que viu azulado”, relata.

Munaretto afirma que o que ocorreu foi, provavelmente, um corpo que entrou na atmosfera em velocidade e se queimou no ar. “Normalmente se desintegram, mas eventualmente um pedaço dele caiu. Não foi ouvido barulho, só clarão. Eu vi o clarão sobre o mar. Provavelmente é um meteoro. Agora, causado a gente não sabe pelo que. Mas deve ser de um corpo proveniente do espaço”.

Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), também existe a possibilidade de partes de um foguete, que foi mandado pela Rússia para a Estação Espacial, tenha caído na Bahia. Parte da estrutura pode ter se soltado.

Fonte: G1/BA

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.