O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou na tarde desta quarta-feira, 09 de outubro, um evento alusivo ao Outubro Rosa, campanha que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.
O evento contou com a participação de usuários e familiares do serviço e integrantes da equipe do CAPS, O evento foi aberto pela coordenadora do CAPS, Roberto Lima, que deu as boas-vindas, agradeceu aos participantes, e apresentou a equipe que compõe o Centro de Atenção Psicossocial de Cansanção.
Em seguida, foi realizada uma palestra sobre o Câncer de Mama, ministrado pelo enfermeiro Otimar Silva, que explicou o que é a doença, abordando o diagnóstico, as causas, sintomas e tratamento da mesma. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, na literatura diz que ocorre mais a partir dos 50 anos, mas não é impossível de acontecer em pessoas com 35 anos ou menos” explicou.
Entre outros pontos, o coordenador da unidade Roberto Lima ressaltou a importância de realizar o autoexame. “É importante que a gente crie esse hábito de fazer o autoexame, de se tocar, se observar, se conhecer, porque quanto mais cedo a gente diagnosticar, descobrir um tumor, mais chance se tem de cura, por isso é tão importante e se fala tanto na prevenção do câncer de mama.
Fonte: https://www.facebook.com/caps.cansancao.
Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 10/10/2019