Queridinho dos brasileiros, o novo Chevrolet Monza, sedã de porte médio vendido na China desde março de 2019, recentemente ganhou uma versão híbrida para atender às normas de emissões do país. As novas versões utilizam um sistema elétrico de 48V, que permite o desligamento do motor a combustão em desacelerações.
O conjunto híbrido está disponível em quatro versões, com opções de motor 1.0 turbo de 125 cv ou 1.3 turbo de 163 cv. Com o sistema híbrido-leve, o consumo da máquina chega a incríveis 21,3 km/l na opção de menor cilindrada, segundo a Chevrolet.
Vale destacar que a nova linha chega com garantia de oito anos (ou 160 mil quilômetros) para motor e câmbio. Outra novidade é a oferta de 100 GB anuais grátis para navegação 4G/LTE no sistema multimídia MyLink e OnStar.
No caso das versões híbridas parciais, ainda há um pequeno motor elétrico, baterias e sistemas eletrônicos para gerenciamento. No Monza, isso significa economia de combustível, pois o conjunto adicional é responsável por aliviar o esforço do motor a combustão.
O Chevrolet Monza seria o sucessor natural do nosso recém-aposentado (oficialmente) Cobalt. Mas enquanto não há planos de trazer o sedã vendido na China, por lá o modelo ganhou até versões com motorização híbrida parcial – ao estilo de Audi e Mercedes-Benz.