O que é reisado? Conheça brincadeira que comemora o Dia de Reisado.
Olá leitores(as) amigos(as) de nossos blogs!!
Além do artigo abaixo que traz os conhecimentos a respeito da antiga Festa Folclórica Reisado, este modesto blogueiro de vocês aproveita o ensejo para retornar ao túnel do tempo e lembrar de meus inesquecíveis tempos da fase da adolescência na qual participei de diversas festas de reisados em minha querida Uauá. Fico para trás essa importante festa que foi o forte da cultura sertaneja. Em nossos tempos contemporâneos é uma raridade acontecer os festejos do Dia de Reis. O grupo dos Quilombolas é único que não deixaram de lado a velha tradição das festas de reisado e até hoje, deste dia 06 até 0 dia 31 de janeiro eles festejam esta data religiosa e ao mesmo tempo cultural.
Contribuição de:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Técnico em Agropecuária (Assistente Técnico de Desenvolvimento Rural-FLEM-BAHIATER-Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas; Licenciado em Biologia; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental e Acadêmico da UNITAU-EAD-Polo de Tucano – Curso Superior de Tecnologia em Apicultura e Meliponicultura.
Zap: (75) 99998-0025 (Vivo) – (75) 99131-0784 (Tim).
No dia 6 de janeiro é comemorado o Dia de Reis. É quando meninas se transformam em rainhas, palhaços pintam a cara de preto e avôs viram mestres, em uma brincadeira conhecida como reisado.
A festa é como um teatro de rua, ou auto-popular, em que crianças e adultos (ou brincantes) se fantasiam para homenagear os três Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltazar, que levaram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus.
No Ceará, numa região chamada Cariri, quem brinca de reisado colore de vermelho, azul e amarelo cidades como Juazeiro do Norte e Crato, onde se ouve ao longe o som da zabumba.
Para as crianças, a tradição é um verdadeiro brinquedo, que é passado de geração para geração. É o caso, por exemplo, de Maria Fabrislene Evangelista, 11.
Antônio, seu avô, comanda a brincadeira. Seu tio, Raimundo, é mestre da muganga (ou palhaçada). Sua irmã, Viviane de Araújo, 6, é a atual Rainha e herdou a coroa da própria Maria, que, ainda bem pequena, já tinha herdado o símbolo da realeza da tia.
Um dos pontos altos da brincadeira é o jogo de espadas, que parece uma dança coreografada, bonita de se ver. Homem, velho e menino são desafiados.
Meninas como Maria também. Todo menino para tudo para ver a garota jogando espada. “Vou brincar de reisado até morrer”, diz Maria, ex-Rainha, sempre brincante.
Colaboração e complementos dos: