Início Destaques EDITORIAL ANO XIII NÚMERO 436 – AVÓS: OS HOMENAGEADOS DE TODOS OS...

EDITORIAL ANO XIII NÚMERO 436 – AVÓS: OS HOMENAGEADOS DE TODOS OS DIAS!

31

ageno avos Imagem1Só de presenciar no dia a dia de cada neto, tanto encantamento e gestos de carinho  com os seus avós, o cronista, inicialmente sem qualquer pretensão de buscar na memória ou no calendário quando seria o “DIA DOS AVÓS”, decidiu que nada poderia ser mais justo do que reiterar novas mensagens, porque eles merecem homenagens todos os dias e não somente na data de “26 de julho”! E olhem que o tempo dos “velhinhos” passa muito rápido!

Como o autor se sente honrado por integrar, também, esse maravilhoso time, entendeu que uma crônica dedicada aos AVÓS não deveria ficar restrita ao título “AVÓS SÃO O MÁXIMO”, publicada em julho de 2014, quase 11 anos atrás. Assim, para relembrar, farei uma mistura de pensamentos atuais com alguns registros daquela data.

Justamente naquele tempo, a nossa neta Larissa, então com 9 anos, trouxe-nos da sua escola um belo texto onde homenageava os avós, cuja pérola entregou toda feliz aos seus avós:

“Perguntaram a uma menina de nove anos o que ela gostaria de ser quando crescesse. Ela respondeu:

   – Eu gostaria de ser avó!

Ao ser interrogada sobre o porquê dessa ideia, ela completou:

   – Porque os avós escutam, compreendem. E, além do mais, a família se reúne inteirinha na casa deles.

E a menina continuou:

   – Uma avó é uma mulher velhinha que não tem filhos. Ela gosta dos filhos dos outros. Levam-nos ao Shopping e nos deixam olhar as vitrines até cansar. Na casa deles tem sempre um vidro com balas e uma lata cheia de suspiros. (faltou falar que não falta cuscuz!).

Passeiam conosco mostrando as flores, ensinando seus nomes, fazendo-nos sentir seu perfume.

Avós nunca dizem: “depressa, já pra cama” ou, “se não fizer logo vai ficar de castigo”.

Quase todos usam óculos e eu já vi uns tirando os dentes e as gengivas.

Quando a gente faz uma pergunta, os avós não dizem:

   – “Menino, não vê que estou ocupado?”

Eles param, pensam e respondem de um jeito que a gente entende.

Os avós sabem um bocado de coisas.

Eles não falam com a gente como se nós fôssemos bobos.

O colo dos avós é quente e fofinho, bom de a gente sentar quando está triste.

Todo mundo deveria tentar ter avós, porque são os únicos adultos que tem tempo pra nós”.

Assim, essa mensagem tão simples quanto encantadora, que eleva, reconhece e valoriza o enorme amor que emana dos corações embevecidos dos avós, não tem o propósito de minimizar o igualmente extraordinário amor dos pais pelos seus filhos.

Dizem inclusive que, os avós são pais e mães duas vezes. E isso é uma grande verdade. Os avós são duplamente responsáveis pelos netos porque ali está o sangue do seu sangue gerado através de um filho ou uma filha. Tem mais: os avós idolatram seus netos. Tudo que um neto faz de divertido, renova-lhe a alma de tão grande que é a sua alegria. Os avós são como aquele algo doce, que vai lá sabendo o quão eles são dóceis…

Ao aconchegarem um neto em seus braços já ligeiramente cansados, os avós não individualizam um amor exclusivo nesse abraço, mas transmitem o calor da cumplicidade do amor a filhos e netos, como se abraçassem os dois num só aperto e num só tempo…

A escritora Rachel de Queiroz, assim definiu a relação entre avós e netos: “Leva a passear, não ralha nunca. Deixa lambuzar de pirulitos. Não tem a menor pretensão pedagógica. […] não há linha divisória entre o proibido e o permitido, antes uma maravilhosa subversão da disciplina

Expresso a todos os netos os agradecimentos não só pelas homenagens de todos os dias, mas por saberem encher de muita doçura as vidas dos seus velhinhos. Com simplicidade e encantamento vocês preenchem de felicidade e alegria cada dia do vovô e da vovó! Afetuosos abraços e carinhosos beijos a todos AVÓS deste País, porque, realmente, vocês merecem o título de: “OS HOMENAGEADOS DE TODOS OS DIAS!

Agenor Foto NovaAutor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em  Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador- BA.

 

Contribuição de: Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade

Colaboração de:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Técnico em Agropecuária- Ex-  Funcionário Publico do Governo do Estado de nossa linda e extensa Bahia ; Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas; Licenciado em Biologia; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental, e Tecnólogo  em Apicultura e Meliponicultura.

Zap: (75) 99998-0025 (Vivo) .
Blog: https://www.portaldenoticias.net/deusimar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.