EDITORIAL ANO VIII NÚMERO 298 – UM GRITO DE PAZ, TRANSFORMADO EM ÓDIO!

106

Por Florisvaldo -21 de agosto de 2022

 

D, Pedro 1º proclamou o grito de independência no dia 7 de setembro de 1822

Outrora, num passado ainda lembrado por muitos dos leitores, nos bons tempos em que no ensino constavam matérias e livros como “Educação Moral e Cívica” e “Organização Social e Política Brasileira-OSPB” – que durou no currículo escolar de 1940 a 1993 -, e que deveria ter perdurado no Ensino Fundamental dos dias atuais, guardamos um aprendizado que marcou a formação de muita gente pelo respeito cívico à pátria e aos seus símbolos fundamentais. Essas disciplinas deveriam ser eternizadas no ensino, visto o elevado grau de importância que representaram na formação do caráter patriótico do cidadão brasileiro.

Nesse tempo o dia 7 de setembro era esperado por crianças, jovens e adultos como uma data reverenciada porque lembrava um Brasil que um dia lutou pela sua independência. Sim, lutou, porque muitos pensam que o grito histórico de “Independência ou Morte” proclamado por D. Pedro I, em 1822, foi apenas uma frase que selava a separação definitiva do Brasil Colônia do Reino de Portugal, como uma dádiva gratuita, mas não o resultado de lutas localizadas pela independência, como ocorria em Pernambuco e na Bahia. Desde 1946, por lei federal, a data foi transformada em feriado nacional.

Como era motivo de alegria para as famílias se deslocarem ao centro das cidades e assistirem com respeito e admiração aos desfiles militares e das escolas! Que emoção era ver o desfile da Bandeira do Brasil garbosamente conduzida no desfile e ouvir o canto vibrante do Hino Nacional! Sim, são recordações de um passado que não voltará, jamais! O tempo mudou ou as pessoas mudaram. Não se sabe, se para o bem ou para o mal, mas de uma coisa temos certeza: essas Disciplinas fazem falta na  grade escolar dos dias atuais…

Talvez, alguns poucos possam perguntar: “Mas, porque tanto desencanto?” E o autor responderá com segurança e convicção de que estão, maldosamente, reescrevendo a História do Brasil, com a tinta do desprezo e do desrespeito às tradições cívicas. Não mais se convoca o povo para uma festa pública de valorização dos símbolos nacionais ou mesmo a lembrança de que estamos comemorando 200 anos da Independência da Pátria. Perceberam alguma ênfase ou motivação nesse sentido? Ou seja, 200 anos não são 200 dias, portanto, uma reflexão maior sobre essa data merece nossa reverencia.

Inversamente, todavia, está virando lugar comum transformar a data de 7 de setembro em Dia de Manifestação Política de interesses exclusivamente partidários e eleitoreiros, em todas as Capitais, ocasião em que o povo está sendo convocado para ouvir a pregação do ódio e da desarmonia, além das ofensas agressivas às Instituições da República, algo antes nunca visto.

Atualmente, pode até não ocorrer a corrupção nos cofres públicos como dantes, como tentam convencer a nação, e alguns até acreditam. Contudo, nada mais real e verdadeiro é que estão corrompendo os bons costumes, e transmitindo abundantes maus exemplos de cidadania aos nossos jovens. Que o próximo 7 de setembro será o “Dia do Grande Comício” da Direita e da Esquerda, cada um dizendo mais mentiras e enganação do que o outro, em todo o País, disso não tenho dúvidas! Chega a ser incoerente e vergonhoso tudo isso!

Vamos acreditar que um pouco de equilíbrio, respeito e moderação estejam presentes nas prometidas manifestações do dia 7 de setembro, sem os excessos que ferem os princípios democráticos que tanto reclamam. Que nos 200 anos da Independência da Pátria, não tenhamos motivos para nos envergonhar, mais ainda, perante o mundo.

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).

Contribuição do:   Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 21/08/2022

CONTRIBUIÇÃO E COMPLEMENTOS DE:

José Deusimar Loiola Gonçalves

Técnico em Agropecuária- Ex Extensionista  Rural;  Funcionário Publico Aposentado  do Governo do Estado de nossa linda e extensa Bahia ; Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas; Licenciado em Biologia; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental, e Tecnólogo  em Apicultura e Meliponicultura.
Zap: (75) 99998-0025 (Vivo) .
Blog: https://www.portaldenoticias.net/deusimar