Olá leitores(as) amigos(as) de nossos blogs!!
Deusimar das Abelhas orientando o agricultor familiar Josué da Fazenda Barreiras em sua terra natal Uauá, como confeccionar a custo zero a tecnologia adaptada, irrigação por gotejamento reciclando e reutilizando as garrafas pet.
O referido produtor, já vinha utilizando as garrafas pet na irrigação por gotejamento nas plantas de seu pomar doméstico, e este blogueiro de vocês deu apenas uma melhorada de forma que a tecnologia adaptada ficasse a custo 0800. A garrafa de de posse do agricultor familiar, recebeu um furo na tampa para a introdução de um cotonete que custa dinheiro e dinheiro custa a ganhar.Não precisa furar a tampa e nem introduzir cotonete, conforme a demonstração da garrafa de posse deste blogueiro de vocês, bastando apenas dar uma regulada na dita tampa para ficar gotejando,e para a garrafa funcionar como uma eficiente pia higiênica para lavar as mãos antes das refeições, escovar os dentes, lavar o rosto, e por ai vai.A pia higiênica serve também para os(as( médicos(as) veterinários(as),zootecnistas fazerem a higienização de seus apetrechos depois de concluído um procedimento cirúrgico, no aprisco ou curral de um determinado criador que utiliza sempre um balde ou uma bacia para este procedimento de higienização.
Querendo fazer o outro sistema de irrigação por aspersão,basta perfurar a garrafa do meio até o seu fundo com alfinete, e acondiciona-se na posição de boca para baixo amarrada em um barrote fincado entre os canteiros da horta doméstica. Através de uma mangueira acoplada na boca da garrafa, água chega por pressão através de uma bomba de irrigação, ou por gravidade de uma caixa instalada a uma determinada altura.A garrafa vai funcionar com um aspersor convencional, que só não vai girar, mais no raio de 3 metros vai irrigar o que efetivamente estiver plantado.
CONTRIBUIÇÃO DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Apicultor Meliponicultor, Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – Modesto Vice-Presidente da AMAMOS- Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Monte Santo-Ba.
(75) 9131-0784/ 9998-0025