BRASÍLIA INICIA A CONSTRUÇÃO DO MAIOR CORREDOR DE ABELHAS DO MUNDO.

49

 

Olá leitores(as) amigos(as) de nosso modesto blog!!

Na manhã desta bela quarta feira do 3ºmês do ano operativo que ora se inicia, recebi essa notícia alvissareira através do Wast App do meu eminente ex-diretor do IF-BAIANO, o conceituado status de minha amada Escola Agrícola de Catu, o Dr. Veterinário Osvaldo Brito de Santana, e  de um de meus colegas tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura, José Simão Lira Rodrigues, a respeito da construção deste oportuno  Corredor das Abelhas no Distrito Federal do nosso gigante, mas ao mesmo tempo, minúsculo país.  Aproveito o ensejo, para parabenizar a  maior excelência da Federação Distrital da Meliponicultura, o companheiro Luiz Lustosa por ter uma mente criativa capaz de idealizar este projeto de suma importância para a nossa fantástica MÃE NATUREZA , que vai ser lhe muito grata ,uma vez que serão redobrados os cuidados na preservação dos agentes polinizadores mais completos do planeta.  Este homem forte das abelhas de nossa linda e extensa Bahia, já está nos planos de através de nossa amada AMAMOS- Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Monte Santo, apresentar um projeto semelhante a este do companheiro Luiz Lustosa,  à   prefeita de Monte Santo-Ba, onde resido e presto ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural por ser Extensionista Rural do Governo do Estado desde janeiro de  1985.  Tenho certeza, que não só os meliponicultores e apicultores de nosso estado, mas dos demais da federação, irão copiar essa ideia fantástica.  Em minhas considerações finais, a título de sugestão, acredito que se o mestre Lustosa acrescentasse  a palavra VOADOR no título do seu projeto- CORREDOR/VOADOR das abelhas, ficaria mais completo, partindo do principio de que de fato e de direito  está sendo construído um CORREDOR com plantio de plantas poliníferas e nectíferas   de extremo interesse  das abelhas, mas também, vamos acrescentar na frente da palavra  CORREDOR , a palavra  VOADOR, considerando que as nossas abelhinhas não correm, simplesmente voam. srsrsrs…

Em nome de meus(as) leitores(as) amigos(as), deixo aqui registrado os  sinceros agradecimentos a meu parceiro amigo blogueiro Florisvaldo Ferreira  dos Santos, no mesmo site: www.portaldenoticias.net, por ter atendido o meu o meu pedido de publicar este mesmo artigo no  movimentado, e muitíssimo bem alimentado blog dele(Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade).

Colaboração e Complementos de: 

José Deusimar Loiola Gonçalves
Técnico em Agropecuária (Assistente Técnico de Desenvolvimento Rural-FLEM-BAHIATER-Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas; Licenciado em Biologia; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental, e Tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura.

Zap: (75) 99998-0025 (Vivo) .
Blog: https://www.portaldenoticias.net/deusimar

 

 

Maior corredor de Abelhas do mundo ficará em Brasília – Foto: Joel Rodrigues | Agência Brasília.meuip

Desde quando as abelhas foram consideradas os seres vivos mais importantes da Terra, associações ambientais de todo o mundo lançaram ações para preservar a espécie e o Brasil não vai ficar para trás. Em Brasília, o governo distrital anunciou o ‘Bosque das Abelhas’.

Esse espaço será um corredor ecológico de 10 quilômetros de extensão com mais de 45 mil árvores do cerrado, que começa no Parque da Cidade e vai até o Parque Nacional de Brasília.

A construção começou em novembro e, quando finalizada, se tornará o maior corredor de abelhas do mundo.

“Nossa proposta é criar um corredor com espaçamento de menos de um quilômetro entre os bosques, pois assim as abelhas poderão migrar sem dificuldade. Teremos o maior corredor de abelhas do mundo”, promete Luiz Lustosa, presidente do instituto e da Federação de Meliponicultura do DF.

Apoio

Para a realização do projeto, foi necessário unir esforços de várias entidades. O Instituto Abelha Nativa e o Governo do Distrito Federal abraçaram a maior participação, para manter a natureza viva para as próximas gerações.

“Vai ficar muito bonito. Quando as árvores estiverem florindo aqui no parque, naturalmente, vão aparecendo as abelhas nativas e elas vão ajudar a polinizar as espécies e tudo ficará ainda mais bonito. E melhor, sem perigo para ninguém, já que essas abelhas nativas não têm ferrão e podem conviver em segurança com as pessoas”, comemora Luiz Lustosa.

 

Outros benefícios

Além da importância ambiental, o Bosque das Abelhas também trará outros benefícios para Brasília.

O local ficará aberto para visitação, como uma das mais importantes atrações turísticas do país.

O corredor de abelhas também vai gerar empregos, atrair força de trabalho e renda para o Distrito Federal.

Seres vivos mais importantes do mundo

A título de curiosidade, as abelhas foram consideradas os seres vivos mais importantes do mundo durante uma competição denominada Earthwatch.

O Dr. George McGavin, defensor da tese, explicou que 250 mil espécies de flores dependem das abelhas para se reproduzir.

 

Além disso, muitas frutas e vegetais também ganham vida por meio da polinização que elas fazem, que tem impacto em cerca de 90% da produção de alimentos no mundo.

Conheça mais um pouco sobre o corredor em Brasília:

Foto: Joel Rodrigues | Agência Brasília

Mais de 30 espécies de plantas serão cultivadas no local

Mais de 30 espécies de plantas serão cultivadas no local – Foto: Joel Rodrigues | Agência Brasíliameuip

Fonte: https://www.sonoticiaboa.com.br

Colaboração: Deusimar das Abelhas  

Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 03/03/2021meuip