BLOGUEIRO DEUSIMAR- O HOMEM FORTE DAS ABELHA APRESENTANDO RELATÓRIO CONCLUSIVO DE SUA PARTICIPAÇÃO NO 24º ENCONTRO DE EGRESSOS DA ESCOLA AGRÍCOLA DE CATU.

57

 

Olá Leitores(as) amigos(as) de nosso blog!!

Percebam a alegria e satisfação deste modesto blogueiro de vocês ao lado de seus queridos(as) colegas egressos(as) da amada e inesquecível Escola Agrícola de Catu, quando esteve participando no dia de ontem(02/07), do 24º Encontro de Egressos.

De olho nas primeiras  imagens postadas acima , percebam a alegria e satisfação da turma de egressos participando do primeiro momento do encontro, o farto café da manhã muito diferente dos cafés da manhã de meus tempos de estudante.

 

 

De olho na segunda etapa da postagem das imagens,percebam o 2º momento de encontro realizado no confortável auditório da escola, iniciada com a celebração religiosa realizada pelo  Padre Silvano Moura, titular da paroquia da simpática cidade de  Inhambupe, cria de nossa amada escola. Depois da celebração religiosa, a mesa dos trabalhos foi composta para dar sequência aos trabalhos subsequentes, iniciando-se pela justa;muito justa e justíssima homenagem ao nosso dileto e enciclopédico professor de química e biologia. Dr. Jorge Danilo Veiga Santana, que deu  seu sangue carregando todas as turmas desde a 1ª, do velho Colégio Agrícola Álvaro Navarro Ramos até as turmas da Escola Agrotécnica Federal.  Foi momento de muita emoção não só para o homenageado professor Jorjão, mas  para os demais professores ;  diretores; funcionários , enfim, de todos os egressos presentes que tiveram o grande privilégio de passar pelas mãos do grande mestre.

Na sequência dos trabalhos nosso eminente Diretor Osvaldo Brito, cumpriu a promessa feita o ano passado e colocou em prática as propostas apresentadas por este homem forte das abelhas que pediu à nossa amada e inesquecível casa do saber para identificar o pai de família que formou mais filhos na escola, e na pesquisa, o impoluto cidadão Euclidense, José Dantas Lima , que foi o representante do maior parlamento de Euclides da Cunha por mais de 10 mandatos, foi o escolhido e recebeu a também, justa;muito justa e justíssima homenagem da escola . Por motivos alheios à vontade do homenageado, o seu amado  filho mais velho a convite do eminente diretor companheiro da mesma turma de 1976, usou a tribuna do auditório, e em nome de seu amado pai e de seus 4 irmãos presentes, justificando a ausência do mano mais novo e do paizão, fez uma sucinta e bem feita oratória agradecendo a minha modesta pessoa pela modesta  iniciativa, como também, a comissão organizadora do encontro em nome de seu contemporâneo da mesma turma de 1976, Osvaldo Brito. Atentai bem na última imagem(Note:clique para ver a imagem completa) da sequência acima, e percebam a tropa de choque representada pelos  filhos ilustres  do impoluto cidadão do Cumbe do Major, José Dantas Lima, popularmente chamado de Zezé  Lima.

Seguindo o ritual da programação do encontro, uma seleção criteriosa e democrática através de uma enquete na porreta da NET, foi escolhido  04 alunos para serem homenageados. Este homem forte das abelhas foi escolhido e recebeu a emocionante homenagem em 2014,liderou a campanha e  escolheu o nobre contemporâneo da turma de 79 José Domingos Cavalcante Carvalho no ano subsequente. Na campanha deste ano foi possível assegurar uma das quatro vagas para o brilhante egresso Raimundo Costa do qual fui calouro em 1977, e graças a  mera coincidência, foi sempre o meu velho companheiro da fantástica carreira da extensão rural, a paixão de minha vida desde 1982 nas lamentavelmente extintas EMATER-BA/EBDA. Muitíssima e oportuna escolha do nome deste cabra bom que tem uma promissora carreira profissional, uma vida pregressa recheada de sucesso.. Para nossos leitores(as) amigos(as) que não tinham conhecimento, este meu afilhado foi o extensionista do ano de nossa linda e extensa Bahia escolhido pelos nossos  colegas da extinta EBDA no ano operativo-2015, é Secretário Geral  do SINTAGRI- Sindicato dos Trabalhadores da Área Agrícola do Estado da Bahia; atual Secretário Municipal de Agricultura do próspero município e Itiúba. Atentai bem na segunda imagem  da sequência acima, a satisfação e alegria de meu afilhado ladeado por seus familiares mais próximos(esposa; filho(a); futuro genro), que foram prestigiá-lo neste momento muito importante em sua vida pregressa.

Nesta penúltima sequencia das imagens  deste presente  relatório foram registradas na oportunidade do uso da palavra deste modesto blogueiro de vocês, que em nome de tod@s egressos, especificamente os que optaram  pela  mesma paixão e preservação  dos agentes polinizadores mais completos do planeta(nossas por ativas abelhinhas), brindou o enciclopédico professor Jorge Danilo Veiga Santana com um vaso de MEL 100% silvestre com qualidade e confiança. Em nome de tod@s  os egressos parabenizou o renomado mestre pela justa homenagem. Ainda com a palavra, este modesto blogueiro de vocês fez a entrega  ao eminente Diretor Osvaldo Brito,de um dos 11 coletes da seleção veterana de egressos da nossa amada escola agrícola, que vou detalhar na próxima sequência das  fotos abaixo postadas.

Nesta última sequência de fotos, este orgulhoso egresso da amada e inesquecível Escola Agrícola de Catu, inclusive, recebeu o título do meu irmão de fogueira Gilmário Macedo Lima de o Embaixador da referida Escola Agrícola vai detalhar o significado dessa turma destacada de coletes verdes. Este modesto Embaixador(título outorgado pelo bom amigo Gilmário), contando com uma mera coincidência,conseguiu a formar  uma seleção de ex- alunos, envolvendo apenas duas famílias(Dantas Macedo Lima & Loiola Gonçalves), de dois municípios( Euclides da Cunha & Uauá), de uma única  região administrativa de nossa linda e extensa Bahia. a nossa Histórica Micro Região de Canudos. Na íntegra a escalação da referida seleção. Titulares: Jose Gerson Dantas Lima- 1969/1971; João Joaquim Dantas Lima-1970/1972; Gilmário Macedo Lima- 1974/1976; Idelmário Macedo Lima-1977/1979; José Dantas Lima Junior- 1977/1979; José Deusimar Loiola Gonçalves-1977/1979; Helder macedo e Lima- 1982/1984; Fábio Macedo e Lima- 1982/1984; Tarcísio Loiola Gonçalves- 1983/1985; José Alberto Macedo Campos- 1984/1986 e Eugênio Macedo e Lima- 1986/1988.

Reservas:  Basílio Gomes Gonçalves – 1979/1981; Antônio Barbosa Macedo- 1984/1986.

Nas considerações finais deste modesto blogueiro de vocês, de posse de minha  irreverência que me  sempre foi peculiar,  gostaria de pedir a tod@s para atentarem bem na última imagem desta última sequência, e percebam este modesto egresso, o Embaixador da escola conforme título de Gilmário, ao lado de seu mano Tarcísio Loiola Gonçalves, e do pequeno notável Gleidson Barreto. Nos 04 encontros anteriores eu sempre brincava com o pequeno notável de que a minha alegria, como de todo homem baixo, suspende do chão um palmo de alegria quando fica lado a lado de um outro homem mais baixo. Desta feita, como levei meu mano, a alegria foi dobrada, porque o pequeno notável  é  um pouco mais baixo do que ele, e   também,  mas mais baixo deste pequeno blogueiro, porém,   grande estudioso das abelhas. Como diz o velho dito popular que tamanho não é documento,falei para o pequeno notável que o tamanho de um homem se mede do gogó(da fruta que ficou engasgada pra cima). O tamanho de um homem está em sua massa encefálica.  Graças a minha predestinação pelos estudos, consegui até me pós graduar  em Gestão e Educação Ambiental, mas não sou mestre como é o pequeno notável Gleidson Barreto, que é Mestre na Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, e é  o expert, o comandante da área de informática de nosso conceituado IF-Baiano.

Como este blogueiro de vocês sempre diz que uma foto vale por 1.000 ou até mais palavras , esta imagem abaixo de nosso maior exemplo de superação de Monte Santo, da Bahia, palestrante motivacional em vários estados da federação,inclusive, no outro lado do mundo nas principais cidades da maior potencia econômica do mundo-EUA confirma a minha irreverencia que fiz ao pequeno notável Gleidson Barreto, o mestre em informática de nossa querida casa do saber.  Aquele(a) que interessar em confirmar a história sacrificada deste exemplo de superação basta procurar o site de Claudio Vieira de Oliveira- KKU Net através do Dr. Google.  Este criativo homem forte das abelhas está estudando uma proposta muito bem pensada que vai contar com a valiosa contribuição deste valoroso exemplo de superação. Aguardem!!!

NOTE: Foto registrada no dia 31-10-2010 na maior festa religiosa e ao mesmo tempo profana, a  Festa de todos os Santos de Monte Santo-Ba.

Espero que tod@s meus(minhas leitores(as) tenham gostado deste modesto relatório, principalmente os(as) leitores(as) que fazem parte desta querida família de ex- alunos de nossa amada Escola  Agrícola de Catu, hoje com status de IF-Baiano- Instituto Federal de Ensino Superior.  Boa Noite !!Até o 25º Encontro do ano vindouro.

CONTRIBUIÇÃO DE:

José Deusimar Loiola Gonçalves

Técnico em Agropecuária(Assistente Técnico de Desenvolvimento Rural-FLEM-BAHIATER-Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas ; Licenciado em Biologia e Pós Graduado Em Gestão e Educação Ambiental(Apicultor e Meliponicultor).
Fones de contato: 75- 99998-0025( Vivo-Wast App); 75- 99131-0784(Tim).