Olá leitores(as) amigos(as) de nosso blog!!
De acordo com a arrojada programação da maior e única instituição de ensino de ensino superior de Monte Santo, O VALE A PENA RELER DE NOVO, de nosso modesto blog, aproveita a oportunidade para reapresentar o artigo do www.montesanto.net que de forma brilhante publicou esse artigo abaixo na data do NIVER dos dois aninhos da faculdade onde a gaucha arretada Nair Balem Concedeu uma abalizada entrevista, relatando passo a passo como chegou essa importante casa do saber em Monte Santo. Releiam na integra, e de pois sintam-se convidados para marcarem presença na !ª Semana Acadêmica que está acontecendo nas instalações da referida faculdade vizinha do CEDLEM-Colégio Estadual Deputado Eduardo Eduardo Magalhães no período de 10 a 19 deste mês em curso.
Nas considerações finais, este blogueiro de vocês, aproveita o ensejo para levar ao conhecimento de tod@s, de que vai estar no dia 16 à tarde ministrando um mini curso como parte da programação da Semana Acadêmica com a apresentação do Projeto de Reciclagem e Reutilização das Garrafas PET dentre outras Embalagens Plásticas na APICULTURA(Abelhas com ferrão), e MELIPONICULTURA(Abelhas sem ferrão), e na AGRICULTURA FAMILIAR. Vocês serão nossos honrados convidados. Imperdível!! Tem sentido o que diz o velho e sábio dito popular: o bom filho à casa torna. Na privilegiada condição de ex- acadêmico do Curso de Pós Graduação em Gestão e Educação Ambiental-2012 desta instituição de ensino, sinto-me lisonjeado pelo honroso convite.
CONTRIBUIÇÃO DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025
FASB COMEMOROU 2 ANOS DE FUNDAÇÃO MonteSanto.net realiza entrevista exclusiva com a diretora da Faculdade Nair Maria Balem. Confira
Entrevista realizada pelo MonteSanto.net na ultuma quinta-feira(130, data do aniversário da faculdade com a professora Nair Maria Balem, diretora da Faculdade do Sertão Baiano – FASB em comemoração aos 2 anos da Faculdade
Como a FASB chegou a Monte Santo?
A história da FASB está ligada ao Programa de Alfabetização Solidária que em 1997 se instalou no município e na região. É uma ligação muito forte com a melhoria da qualidade da educação. A história da FASB está cheia de significados dos que freqüentaram as aulas e a formação do Programa, isso faz com que o tempo não apague da memória as contribuições educacionais que produziu. Soma-se as inúmeras audiências e viagens a Brasília para a criação e autorização da faculdade. Enfim conquistamos a autorização pela Portaria do MEC nº 1396, em 13 de dezembro de 2010.
2-Quais os desafios que tem enfrentado nesses anos de instalação?
Uma peregrinação muito grande junto ao poder público em busca de parcerias para elevar a escolaridade da população e dos professores, muitas compreendidas outras ignoradas. A FASB enfrentou com firmeza e prazer os desafios de transformar a Faculdade num bem para a Educação da Região.
3- O que podemos esperar da FASB nos próximos anos?
A eficiência e a qualidade na construção de homens e mulheres para a cultura humanística e para a cultura científica. A expansão de sua atuação no ensino e nas atividades de extensão. Parcerias com outras instituições públicas e privadas para cursos de pós-graduação lato sensu (especializações) como também estamos fazendo parceria com uma Universidade da Argentina para realização de um mestrado a fim de qualificar melhor os profissionais.
Em se tratando de implantação, queremos e estamos projetando novos cursos de graduação, de pós-graduação e extensão.
Quanto ao aspecto físico estamos em processo de construção da sede. Construiremos no próximo semestre mais um bloco de salas de aula e a partir daí realizar a conclusão da primeira etapa da construção. Pretendemos transferir a FASB para a sede própria ainda no decorrer de 2013.
4-Quais são os diferenciais da FASB ?
A FASB busca transformar a aprendizagem em um processo autônomo e contínuo ao longo da vida. Ser local e universal, isso é permitir o acesso ao conhecimento social e historicamente acumulado, mas também,não dispensar a capacidade de possuir autonomia para selecioná-los,segundo critérios de relevância, rigor e ética; de reorganizá-los e produzi-los em situações específicas. Nesse aspecto destacamos o interesse, a motivação e o trabalho, desenvolvido pelo corpo docente e pessoal não docente, bem como a grande motivação dos acadêmicos pela sua formação.
5-O que significa para Monte Santo ter uma faculdade Presencial?
Acreditamos que aos poucos a comunidade local e as pessoas da região começam a aceitar e a valorizar a FASB como uma instituição de ensino superior que está a serviço da melhoria da qualidade da educação e, consequentemente, da qualidade de vida de todos. A faculdade foi criada, implantada e está sendo cultiva para a região. Uma instituição presencial, onde os alunos estudam, interagem com o saber, o ensinar e o aprender diário com os colegas e professores tem um grande significado na formação acadêmica.
6-Por fim, o que é completar dois anos de instituição no sertão baiano.
Significa aprender a conviver com a realidade da região. Reconhecer que, apesar das dificuldades encontradas ao longo de um grande período de seca encontramos estratégias de sobrevivência. Chegamos e aos poucos estamos conquistando nosso espaço e credibilidade junto às comunidades que nos acolhem e depositam novas esperanças de crescimento regional com a ajuda de uma Instituição de ensino superior.
7- Algo mais a dizer?
Agradecer a todos que participam do processo de constituição e desenvolvimento da FASB a partir de nossos queridos alunos, professores, parceiros e colaboradores. Agradecer o apoio recebido de muitas pessoas da comunidade local e regional. E também, dizer, Parabéns Monte Santo e região! Parabéns FASB pelos seus dois anos de existência!!.
Por Anderson Silva/Equipe Montesanto.net
Conheça a Fasb, acesse WWW.FASBMS.COM.BR
COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS: