BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS COMPLEMENTANDO E DIVULGANDO MATÉRIA DE INTERESSE DA AGRICULTURA FAMILIAR.
comments Comments (0) By deusimar, 27/05/2014 3:20 pm
Olá leitores(as) amigos(as) de nossos blogs!!
Esta experiência exitosa dos(as) agricultores(as) familiares da cidade de Apodi no Rio Grande do Norte, conforme mostra esta matéria exclusiva do EAD-SENAR-Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, ao longo de mais de dez anos vem sendo desenvolvida aqui em nossa histórica Micro Região de Canudos. O casamento de sucesso entre os segmentos: ASSOCIATIVISMO e COOPERATIVISMO,resultou na constituição da COOPERCUC , que vem fazendo um brilhante trabalho na terra natal deste blogueiro de vocês, a sua, digo, a nossa Uauá.Aqui em nossa Monte Santo,apesar de não contar com a estrutura que tem Uauá, mas um pequeno grupo de agricultores(as) familiares(as) agrupados nas associações comunitárias das comunidades de: Riacho da Onça; Tapera; Lagoa do Saco;Gameleira; Lagoa Redonda, dentre outras,sob a orientação da ARESOL-Associação Regional da Economia Solidária,vem desenvolvendo este tipo de atividade no aproveitamento de poupas das frutas da região . Como diz o velho e dito sábio popular que,” todo bom exemplo deve ser seguido e copiado“, este blogueiro de vocês de de 32 anos de extensão rural, mais de 28 anos prestados aqui em nossa Monte Santo,ao lado de sua companheira do trabalho e do lar(Assunção Valdiléia), enfim , de todos(as) da EBDA-Monte Santo, sempre contribuindo com a expansão e assessoramento do segmento ASSOCIATIVISMO, não entende e muito pouco compreende, porque as organizações comunitárias dos municípios vizinhos de Uauá com a COOPERCUC, não copiam esse bom exemplo.Além deste bom exemplo de sua, digo, nossa Uauá, contamos com outros exemplos exitosos aqui em nossa região, como o da CECOAPI-Centra de Cooperativas Apícolas de nossa linda e extensa Bahia, com sede ali em Ribeira do Pombal, a COOPLEQ-Cooperativa dos Produtores de Leite, também, ali no distrito de Quicé-Sr.Bonfim,e daAPAEB, com sede no prospero município de Valente.Um outro exemplo que este blogueiro de vocês não pode deixar de fora, é o grupo proativo de apicultura do Vale do Capão na Chapada Diamantina, que vem fazendo a gestão do projeto APIS -CHAPADA patrocinado pela PETROBRÁS , sempre contando com o apoio do atual governo do Estado.
Este blogueiro de vocês conhece de perto e está contando de certo, os resultados desses exemplos acima mencionados, que vem possibilitando ao povo desses municípios melhores condições de vida.
Atentem bem… o atual governo do estado vem apoiando bem esse bons exemplos que este blogueiro de vocês acaba de citar, porque o governador dar muito valor a quem faz as coisas acontecerem.
Tem sentido o que o DIVINO deixou escrito nas escrituras:”Faz por te que te ajudarei”.
Gilberto Gil: “O SERTÃO É COMO UMBU, DOCE QUANDO TEM QUE SER DOCE E AZEDO QUANDO TEM QUE SER AZEDO”.
“NO SERTÃO TEM DE TUDO, QUANDO FALTA A GENTE INVENTA”-
SLOGAN DA APAEB VALENTE,PLAGIADO POR ESTE MODESTO INVENTOR DEUSIMAR DAS ABELHAS.
Aproveito o ensejo, para deixar aqui os sinceros agradecimentos ao brilhante extensionista José Raimundo Almeida de Araujo, chefe da EBDA de Cansanção, por ter enviado via e-mail,esta importante contribuição para a alimentação de nossos blogs.
Muito Obrigado!!
NOTE:Foto registrada nos estúdios da Radio Jornal Grande Sertão AM, na oportunidade da participação de Zé Esquerdinha concedendo uma entrevista sobre Crédito Rural-Operação do PRONAF-Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, no ex-programa de rádio “A VOZ DO CAMPO”.
CONTRIBUIÇÃO DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025
NOTE: LEIAM NA ÍNTEGRA ESTE BELO EXEMPLO DO EAD-SENAR-SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE MELHORANDO SIGNIFICATIVAMENTE AS CONDIÇÕES DE VIDA DOS(AS) AGRICULTORES(AS) FAMILIARES DA COMUNIDADE DE SÍTIO DO CÓRREGO-APODI-RIO GRANDE DO NORTE.
Qualificação profissional
Agricultores têm nova perspectiva
Tribuna do Norte – Sandra Monteiro
O aproveitamento de frutas típicas da região por meio de métodos de processamento está ajudando moradores do Sítio Córrego, zona rural de Apodi, a encontrarem na agricultura familiar, uma alternativa para melhor conviver com o semi-árido. Um total de 40 agricultores que participaram de capacitação em processamento e manipulação segura de alimentos, enxerga novas possibilidades a partir da fabricação de produtos derivados das frutas. Além de gerar renda, a ação ataca o desperdício dos frutos, problema antigo vivenciado pela comunidade.
A capacitação, desenvolvida pela Embrapa Agroindústria Tropical, do Ceará em parceria com o Sebrae no Rio Grande do Norte está inserida no Projeto “Uso da Tecnologia da extração a vapor para a produção de sucos de frutas produzidos no sertão do Apodi”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). O projeto de extensão, de autoria do professor Vinícius Claudino e vencedor do Prêmio Santander – Universidade Solidária, conta com o apoio de parceiros como a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Rio Grande do Norte (Coafarn), Fundação Banco do Brasil e Cooperativa dos Agricultores de Apodi (Coopapi).
O agricultor Evanilson da Silva é um dos mais empolgados com os novos conhecimentos adquiridos durante a consultoria. Acostumado a lidar apenas com a colheita do caju, ele acredita em uma realidade diferente a partir de agora. “Tudo aqui está sendo muito proveitoso. Aprendi muito e quero colocar tudo em prática, para ter uma renda mais fixa. Além disso, a gente ganha e ainda evita o desperdício”, enfatiza.
Produtos
Durante a capacitação, que aconteceu ao longo de toda esta semana, foram produzidos diversos produtos à base de cajarana, manga, goiaba, abacaxi, banana e caju. Frutas que, na maioria das vezes era desperdiçada ou servia apenas como alimentação animal agora são matérias primas para o preparo de alimentos saborosos e ricos em nutrientes.
“Trabalhamos, de forma experimental, uma quantidade razoável de produtos, que poderão ser aproveitadas futuramente pelos agricultores para obter renda. São técnicas de processamento que garantem a produção de alimentos seguros e de qualidade a partir do aproveitamento das frutas”, explica Calixto Lima, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical.
A partir do processamento, tomates foram secos, transformados em conservas e em molho. As frutas são apresentadas em uma grande quantidade de alimentos derivados, como geléias, compotas e frutas desidratadas. Até as sementes de goiaba foram utilizadas para a fabricação de uma espécie de farinha, rica em cálcio e minerais.
Tudo aqui está sendo muito proveitoso. Aprendi muito e quero colocar tudo em prática, para ter uma renda mais fixa. Além disso, a gente ganha e ainda evita o desperdício
“Ao longo de todo o processo vamos oferecer capacitação na área de gestão e produção, de modo que os agricultores promovam sempre melhorias nos produtos e gerenciamento do negócio”, afirma o gestor de Fruticultura do Sebrae-RN, Franco Marinho.
Publicado em: 25/05/2014.
CONTRIBUIÇÃO DO CHEFE DA EBDA DE CANSANÇÃO JOSÉ RAIMUNDO ALMEIDA DE ARAUJO-”ZÉ ESQUERDINHA”
COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS: