Depois de minha honrosa e respeitosa continência a este nobre colega de profissão, acredito que é também, um Administrador , por ser um Gestor de Gente & Gestão, este modesto blogueiro de vocês gostaria de antecipar a leitura da reflexiva parábola –“A Cobra e o Vaga-lume”. para tomar a liberdade de apresentar uma outra parábola, “A Serpente e o Serrote”. Antes da digitação da próxima parábola gostaria de lembrar aos(as) meus(minhas) assíduos leitores(as) amigos(as), que as referidas parábolas tem muita a ver com a minha sacrificada vida pregressa no período de 1982 até a presente data, na hospitaleira e abençoada cidade de Monte Santo-Ba, onde sempre procurei fazer o bem sem olha a quem, principalmente aos menos favorecidos, nossos(as) sofridos(as), porém, importantes agricultores (as) familiares através da fantástica carreira da Extensão Rural, a maior paixão de minha vida. Não se p q???? p q não??? a minha forma de proceder sempre foi algo de muito ciúme entre algumas pessoas, principalmente por aquelas que por ironia de meu próprio destino, dividiram comigo um disputado espaço dentro do podre; sujo e injusto jogo da politica partidária. Sem precisar este modesto blogueiro de vocês ir muito longe nos detalhes, vocês leitores(as) entenderam e compreenderam onde efetivamente ficou o X da questão. Como este blogueiro amigo de vocês é um apaixonado pelos estudos, e muito mais pelas leituras, foi depois que dei uma apreciada na leitura dessa parábola que se segue que acabei descobrindo uma fantástica forma de encontrar a paz dentro de mim mesmo e procurar viver bem daqui pra frente, principalmente com aquelas pessoas que sempre me mereceram e continuam sempre e sempre me merecendo. Foi forte; muito forte e fortíssimo o aprendizado deste grande gênio da arte mundial, o extraordinário Charles Chaplin quando escreveu no scrap abaixo:
VAMOS AO QUE NOS INTERESSA: A PARÁBOLA PROMETIDA:
“Uma serpente entrou numa carpintaria e enquanto se rastejava a procura do seu canto preferido. ela passou por cima de um serrote e feriu-se um pouco. No momento, extremamente raivosa ela virou-se e mordeu -0, o que lhe causou ferimentos graves na boca.
Então ,não compreendendo o que lhe estava a acontecer,e pensando que o serrote a atacava. ela decidiu enrolar-se à volta do serrote para sufocá-lo com todo o seu corpo, apertando-o com todas as suas forças, e assim, infelizmente,a serpente acabou sendo morta pelo serrote.”
MORAL DA HISTÓRIA: Às vezes reagimos na raiva sem nenhum tipo de necessidade, pensando magoar aqueles que nos fizeram o mal, mas estamos ferindo a nós mesmos.
Na vida, às vezes é melhor ignorar situações, pessoas e ofensas, porque as consequências podem ser irreversíveis e catastróficas.
“JESUS ensinou a perdoar, porque mágoa adoece o corpo e mata aos poucos a sua alma. A resposta branda e inteligente dando-se tempo ao tempo(o sábio Senhor da razão) desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Provérbios 15:1.
COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves- Técnico em Agropecuária; Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas ; Licenciado em Biologia e Pós Graduado Em Gestão e Educação Ambiental(Apicultor e Meliponicultor). Fones de contato: 75- 99998-0025( Vivo-Wast App); 75- 99131-0784(Tim-Wast App).
Conta à lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. Este fugia rápido, com medo da feroz predadora e a serpente nem pensava em desistir.
Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada….
No terceiro dia, já sem forças o vaga-lume parou e disse à cobra:
– Posso lhe fazer uma pergunta?
– Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar!
– Pertenço a sua cadeia alimentar?
– Não.
– Eu te fiz algum mal?
– Não.
– Então, por que você quer acabar comigo?
– Porque não suporto ver você brilhar!”
* Autor: Desconhecido
Moral DA HISTÓRIA: Se a sua estrela não brilha, não ofusque a dos outros!
Diariamente estamos sendo perseguidos por cobras no ambiente de trabalho, na escola ou no meio social.
Então, quando em determinadas situações estiveres a te perguntar: porque comigo, se não fiz mal a ninguém, se não prejudiquei ninguém????
A resposta com certeza é: SEU BRILHO INCOMODOU ALGUÉM!
Assim selecione melhor em quem confiar e prossiga porque tua luz continuará a brilhar!!!!
Abraços e Sucesso!
CONTRIBUIÇÃO FANTÁSTICA DE :
Rafael Mendes COACH DE CARREIRA & GESTOR DE RH www.rhcomvoce.com