José Deusimar Loiola Gonçalves e Edvaldo de Jesus Silva.
“NA PAREDE DA MEMÓRIA ESTA LEMBRANÇA É O QUADRO QUE DÓI MAIS…”
Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, literalmente o maior “nome” da música brasileira, ou BELCHIOR, ou ainda para alguns mais próximos, apenas BEL.
Ícone de uma geração musical que influenciou e influencia vários gêneros, cantores e compositores musicais. Suas composições são de uma singularidade e maestria digna dos grandes artistas nordestinos.
No início de sua carreira era APENAS UM RAPAZ LATINO-AMERICANO SEM DINHEIRO NO BANCO E VINDO DO INTERIOR que chegava à capital buscando uma nova vida num período tão complicado e turbulento em que se impunham regras, medos e ideologias e, COMO NOSSOS PAIS, viviam em busca de novos sonhos, às vezes, como uma ALUCINAÇÃO.
Tinha um CORAÇÃO SELVAGEM e no auge de sua juventude, vestia a sua VELHA ROUPA COLORIDA e TODO SUJO DE BATOM partiria para experiências inéditas nas longas madrugadas entre GALOS, NOITES e QUINTAIS.
Mas mesmo assim era considerado um SUJEITO DE SORTE, até NA HORA DO ALMOÇO enquanto se preparava para mais um dia intenso e árduo sabia que viveria TUDO OUTRA VEZ ainda com mais intensidade.
Quando lhe vinha à mente alguma sensação de desistência pensava logo: CONHEÇO O MEU LUGAR e persistia na insistência e na louca coragem COMO O DIABO GOSTA.
Não muitas vezes quando recebia NOTÍCIAS DE TERRA CIVILIZADA, metia a mão no bolso pegava a velha FOTOGRAFIA 3X4 e nas PARALELAS da avenida sentava na calçada enquanto lágrimas rolavam do seu rosto e numa RETÓRICA SENTIMENTAL sabia que o seu PERFIL não era DE UM CIDADÃO COMUM e DEPOIS DAS 6 voltava à atividade musical enfrentando a dura realidade.
ATÉ MAIS VER meu grande amigo, meu conselheiro musical.
NÃO LEVE FLORES ao seu túmulo, nem vá apenas ao CEMITÉRIO, ONDE JAZ MEU CORAÇÃO. Sua passagem aqui na terra ANTES DO FIM, como CORPO TERRESTRE, BRINCANDO COM A VIDA, COMO SE FOSSE PECADO, a seu BEL-PRAZER.
Partiu numa nave ESPACIAL, pois tinha MEDO DE AVIÃO. Era a VOZ DA AMÉRICA com suas letras BRASILEIRAMENTE LINDAS que encantaram gerações…
Vá em paz MEU CORDIAL BRASILEIRO…. “que a terra lhe seja leve”.
FONTE DO ARTIGO: Edvaldo de Jesus Silva
02 de maio de 2017
Santaluz, Bahia
Contribuição de:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Técnico em Agropecuária(Assistente Técnico de Desenvolvimento Rural-FLEM-BAHIATER-Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas ; Licenciado em Biologia e Pós Graduado Em Gestão e Educação Ambiental(Apicultor e Meliponicultor).
Fones de contato: 75- 99998-0025( Vivo-Wast App); 75- 99131-0784(Tim).