Na nossa região, sertão do semi-árido, diferentemente das demais regiões do país onde as estações do ano estão bem definidas: primavera, verão, outono e inverno, há somente duas “estações”. Uma que chove (quando chove) que chamamos de inverno e ocorre geralmente entre março e maio e a outra que é totalmente seca que chamamos de verão, compreendendo os nove meses restantes do ano. Sobre essa rotina de nossa vida sertaneja, onde os homens, animais e aves enfrentam essa dura realidade, o cantador de improviso retrata sempre nos seus versos essa paisagem nordestina. Sobre o que afirmamos veja essa beleza de verso improvisada pelo poeta Biu Gomes:
O sabiá do sertão
faz coisa que me comove:
passa três meses cantando
e sem cantar passa nove,
como que se preparando,
pra só cantar quando chove!
CONTRIBUIÇÃO EXTRAÍDA DA PÁGINA INICIAL DO PROFESSOR PAULO MENEZES EMPRESÁRIO DA CADEIA PRODUTIVA-MELIPONICULTURA-ABELHA JANDAÍRA-MOSSORÓ-RN.
COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Apicultor Meliponicultor; Ex-Diretor de Comunicação da FEBAMEL; Vice-Presidente da AMAMOS-Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Monte Santo; Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental, e Assistente Técnico em Desenvolvimento Rural-BAHIATER/FLEM.
(75) 9131-0784/ 9998-0025