Ola leitores amigos de nossos blogs!!
Este blogueiro de vocês sugere a todos e todas, para apreciarem na íntegra este magnifico relatório devidamente ilustrado da 2ª Feira Regional da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa Grande-Cansanção-Ba,elaborado pelo brilhante companheiro blogueiro Florisvaldo Ferreira dos Santos. Partindo do princípio de que uma foto, vale por 1.000 palavras, o bom companheiro Florisvaldo fez um completo regstro dos principais momentos da feira,e também de outras paisagens da comunidade que sediou a feira. A que chamou mais atenção de Deusimar das Abelhas, e acredito que o companheiro Flori pensou na hora neste blogueiro de vocês, foi o registro da fantástica floração da planta rasteira beldroega e deste lindo pé de licurizeiro(imagine se o sujeito estivesse exibindo o seu cacho floral.Atentai bem nas fotos abaixo postadas). Tanto a beldroega como o licuri são plantas de um extraordinário potencial de néctar e pólen,inclusive, a palmeira licuri apresenta um grande destaque da produção de pólen, característica predominante de todas as palmeiras da flora brasileira.
Nas considerações finais deste blogueiro de vocês, fica aqui registrado os sinceros parabéns a este brilhante trabalho jornalistico do companheiro Florisvaldo, extensivo à comissão organizadora deste mega evento da agricultura familiar do Coça Coça do mestre da extensão rural José Raimundo Almeida de Araujo,o ainda chefe do escritório da ainda EBDA de Cansanção.
CONTRIBUIÇÃO DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025
AGRICULTURA FAMILIAR – APAFLG PROMOVE A SUA II FEIRA
Publicado em 1 de junho de 2015 por Florisvaldo em Brasil, Destaques, Economia, Opinião, Política // 0 comentários
APAFLG – Associação dos Pequenos Agricultores Familiares da Fazenda Lagoa Grande promoveu no ultimo sábado (30/05/2015) a sua II Feira da Agricultura Familiar.
Local: FAZENDA LAGOA GRANDE – MUNICÍPIO DE CANSANÇÃO/BA.
O evento contou com a participação dezenas de representantes das mais diversas atuações das associações e foi uma excelente oportunidade que os produtores tiveram para expor e comercializar os seus produtos da criação, cultivos da agricultura familiar, apicultura e diversos artesanatos produzidos na região, entre eles, ovinos, caprino, artigos de couro, aves, leite, derivados de leguminosas, feijão, milho, mandioca, licuri, umbu, acerola, leite, doces tantos outros.
Após abertura oficial e apresentação dos expositores, foi servido o almoço comunitário, composto por uma suculenta Feijoada e um delicioso Feijão Tropeiro.
Na sequencia, houve apresentação das associações presentes, dos grupos produtivos, e das entidades apoiadoras, ocasião em que cada um, teve a palavras para expor o trabalho que vem sendo realizado na sua unidade.
Este foi um dos momentos de maior integração dos participantes, pois de forma descontraída, cada um fez sua explanação de forma simples e objetiva dentro da sua área de atuação.
Entre todos os presentes, destaco a participação da comunidade de Alto Lindo, representada pela Professora Dalva, pois além de relatar o trabalho que a sua associação vem desenvolvendo na área da agricultura familiar, demonstrou uma grande preocupação na área social e cultural, em especial na educação do jovem adolescente, sendo que no final de sua fala, empolgou o publico presente com uma musica especialmente preparada para o evento, onde houve a efetiva participação de todos.
Outro momento que mereceu destaque durante a fala das entidades foi o registro feito pelo secretario da Agricultura do Município, Osmilton Ribeiro, destacando que o evento só não superou as expectativas iniciais, em função da rígida imposição feita aos expositores pela ADAB – Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, onde os expositores cadastrados para a feira, além de pagar a taxa de participação, deveriam arcar com os custos dos exames a serem feitos em cada animal exposto. “Não sou contra ao controle que o órgão governamental esta impondo ao rebanho ovino e caprino, porem nesta fase do programa, o governo deveria ter o bom senso de apenas conscientizar e educar o produtor, e não se posicionar de forma intimidadora que se posicionou. Houve uma desistência de muitos criadores que já tinha confirmado presença no evento e que pelas informações desencontradas desistiram de participar”.
Em seguida, no espaço destinado a Tarde Cultural, o “Sanfoneiro” Louro, abrilhantou todos os presentes com a sanfona 8 baixo e suas canções características e especificas da região.
O encerramento do evento se deu com julgamento das raças expostas e a premiação dos ganhadores.
Organização: APAFLG
Apoio: EFAS DE ITIUBA E MONTE SANTO – ASCOB ITAPICURÚ – SINTRAF DE CNSANÇÃO – UAPAC – FATRES – FETRAF – CACTUS – COOPHABITAR – AGROTERRA – EBDA DE CANSANÇÃO – SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE CANSANÇÃO e COMUNIDADES DA REGIÃO.
Colaboradores: COMERCIANTES E COMUNIDADES LOCAL.
Patrocínio: PREFEITURA MUNICIPAL DE CANSANÇÃO
Vejam algumas fotos do evento:
CONTRIBUIÇÃO DO BLOG DO FLORISVALDO-WWW.PORTALDENOTICIAS.NET
COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS: