Foto: José Dilson/Arquivo/euclidesdacunha.com
Estudantes do curso de Engenharia Agronômica, que é ofertado pela Universidade do Estado da Bahia através do Campus XXII/Euclides da Cunha, estão se mobilizando para tentar impedir um possível fechamento do curso em Euclides da Cunha. É o que mostra o arquivo e-mail enviado ao site euclidesdacunha.com na manhã desta terça-feira (7).
Segundo consta, os estudantes estariam passando por diversas dificuldades, as quais impedem de terem um bom desempenho como acadêmicos, mediante a falta de professores em sala de aula, práticas em laboratório sem os devidos materiais e reagentes, a falta de regularidade no transporte escolar – do centro da cidade até a extensão do Campus que fica no antigo Parque de Exposições, falta de vagas na residência universitária para atender os alunos de outros municípios e dos povoados e condições insalubres da mesma, não existência de restaurante no Campus do curso de Engenharia Agronômica (extensão) e falta de internet e livros técnicos na biblioteca.
“Diante dessa realidade, muitos dos nossos colegas abandonaram o curso e os alunos que se destacam estão pedindo transferência para a Uneb de Juazeiro. E, para agravar a nossa situação, políticos e lideranças do município de Conceição do Coité fizeram uma proposta à Uneb, para criar um novo curso de Engenharia Agronômica naquela cidade onde a prefeitura faria a doação de uma fazenda onde até então funciona uma escola agrícola. O que não seria justo conosco, que já estamos no 4º semestre, teríamos que dividir os parcos recursos e a atenção dos professores com alunos de outro campus. A Uneb já sinalizou que essa proposta é inviável, mas diante dessas dificuldades o curso de Engenharia Agronômica em Euclides da Cunha deixará de existir por falta de alunos”, explica o e-mail.
Ainda de acordo com o informativo, uma reunião entre os alunos e a diretoria do Departamento local está agendada para acontecer às 16h desta terça-feira, para se discutir questões do andamento do curso de Engenharia Agronômica em Euclides da Cunha.
Entramos em contato com o Campus XXI da Uneb/Euclides da Cunha, mas a direção não estava presente para comentar o assunto.
FONTE DA INFORMAÇÃO: http://www.euclidesdacunha.com.br/noticias
COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Técnico em Agropecuária(Assistente Técnico de Desenvolvimento Rural-FLEM-BAHIATER-Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas ; Licenciado em Biologia e Pós Graduado Em Gestão e Educação Ambiental(Apicultor e Meliponicultor).
Fones de contato: 75- 99998-0025( Vivo-Wast App); 75- 99131-0784(Tim).