BLOG DO DEUSIMAR- EL HOMBRE FUERTE LAS ABEJAS FAZENDO O COMERCIAL DO 1º FESTIVAL DO FENO DE QUIJINGUE-BA.

73

 

NOTE: Clicar nas imagens acima para obter 100% das visualizações.

Olá meus(minhas leitores(as) amigos(as) de nosso blog!!

De olho nas imagens postadas acima, percebam que amanha(09) estará acontecendo pela primeira vez no município de Quijingue o 1º Festival do Feno, a mais eficiente, e a mais usada  alternativa de convivência com o nosso sacrificado Semi Árido. Este evento inovador, é fruto da capacidade profissional do nobre José Domingos Cavalcante Carvalho, nobre; muito nobre, e nobilíssimo Secretário de Agricultura deste município.  Para aqueles que não sabiam, este exemplo de profissional, além de ter sido meu  colega de turma de nossa amada Escola Agrícola de Catu, é colega da pro ativa  carreira acadêmica da UNITAU-EAD – Polo de Tucano no curso superior de Tecnologia em Apicultura e Meliponicultura. Como estou  em Aracaju curtindo minhas merecidas e oportunas férias, não vou poder participar deste primeiro, e  grandioso evento de toda nossa Histórica Micro Região de Canudos, mas aproveito o espaço de nosso blog para apresentar uma grande dica ao nobre secretário. Graças ao dom de inventor que o Divino agraciou  a este homem forte das abelhas gostaria de pedir ao idealizador deste 1º Festival de Feno que fizesse a montagem de uma tecnologia adaptada muito simples, que é o buraco prensa para feno. Segue o passo a passo para a montagem desta referida tecnologia adaptada: 1º – Adquirir um rolo de barbante e duas cordas resistentes com 2,50 m de tamanho cada uma; 2º Conseguir uma boa quantidade de capim buffel grass já desidratado; 3º – Escavar um buraco de forma geométrica  quadrado,  com  +_0,60 m de cada lado  X +_ 0,60 m de fundura; 4º – Ate a realização do festival se o tempo for permitido que reboque e queime com cimento a parte interna do buraco para facilitar a remoção do fardo; 5º- De posse dos barbantes e das cordas coloque-as dentro do buraco em forma de U de modo que sobre as pontas que ficarão amarradas em piquetes, fora e próximos do  buraco; 6º -De posse do capim devidamente desidratado vai colocando pouco a pouco e uma pessoa bem gorda vai compactando de forma que fique cheio até a boca; 7º- Depois de cheio amarra-se os barbantes, e 4 agricultores familiares enrolam  as pontas das cordas em pedaços de madeira, e através da força bem equilibrada retira-se o fardo de capim de aproximadamente 20 a 25 kgs.

OBS: Como o mega festival será realizado no dia de amanhã e não podendo ser rebocado o buraco para prensa no dia de hoje, fica até mais viável para quem for fazer o  feno no aprender a fazer fazendo. A princípio, quem estiver assistindo vai perceber a grande necessidade de se fazer o reboco . Nas considerações finais, se nosso brilhante secretário gostar, e achar oportuno copie este modesto invento de seu dileto amigo pessoal, companheiro de longas datas.

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DE:

José Deusimar Loiola Gonçalves-

Técnico em Agropecuária(Assistente Técnico de Desenvolvimento Rural-FLEM-BAHIATER-Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas ; Licenciado em Biologia ; Pós Graduado Em Gestão  Educação Ambiental e Acadêmico da UNITAU-EAD- Polo de Tucano – Curso Superior de Tecnologia em Apicultura e Meliponicultura.
Fones de contato: 75- 99998-0025( Vivo-Wast App); 75- 99131-0784(Tim).