Deusimar das Abelhas foi efetuar o pagamento de uma grana(R$50,00) que ele estava devendo a seu tio José Gonçalves Rodrigues, e este com toda sua bondade que sempre teve para com seu sobrinho, botou o pé na parede e disse que não recebia de jeito maneira. Deusimar das Abelhas tentou insistir em pagar,mas como percebeu que seu tio era duro na queda, apenas disse-lhe:então muito obrigado, Tio Zeca!!
O velho não deu calado como resposta, e contou uma passagem semelhante a esta, quando ele ainda era garoto, foi pagar um dinheiro que devia a um tio dele, e quando o velho não quis receber, e ele deu o muito obrigado, o tio respondeu na lata: por que esse muito obrigado?, por que não diz assim?: Deus lhe pague!! fica mais decente, fica abençoado… quem sabe, Deus pode me pagar em dobro, com juros e correção monetária. srsrsr!!
Continuando a prosa com seu Tio Zeca, vai Deusimar das Abelhas e ensina como é a resposta aos agricultores familiares que vem dar um muito obrigado, por este ou aquele favor: Olhe Tio Zeca!! quando alguém vem me trazer um muito obrigado, eu respondo assim: muito obrigado de que, afinal!! não paga nadica de nada, e tem um troquinho de lambuja: minhas ordens vão continuar sempre e sempre, para o próximo atendimento.
CONTRIBUIÇÃO DA SABEDORIA POPULAR DO TIO CENTENÁRIO DE DEUSIMAR DAS ABELHAS.
NOTE: Vale a pena, nossos(as) leitores(as) amigos(as) apreciarem na íntegra , como surgiu a expressão: Deus lhe pague….
ORIGEM DA EXPRESSÃO:”DEUS LHE PAGUE”
Em São Paulo, um cara passou mal no meio da rua, caiu e foi levado para o setor de emergência de um hospital particular, pertencente à Universidade Católica, administrado totalmente por freiras.
Lá, verificou-se que teria que ser urgentemente operado do coração, o que foi feito com total êxito. – Caro senhor, sua operação foi bem sucedida e o senhor está salvo. Entretanto, há um assunto que precisa de sua urgente atenção: Como o senhor pretende pagar a conta do hospital ?
Quando acordou, a seu lado estava a freira responsável pela tesouraria do hospital e que lhe disse prontamente:
E a cobrança começou…- O senhor tem seguro-saúde?
– Não, Irmã.
– Tem cartão de crédito?
– Não, Irmã.
– Pode pagar em dinheiro?
– Não tenho dinheiro, Irmã.
E a freira começou a suar frio, antevendo a tragédia de perder o recebimento da conta hospitalar ! Continuou com o questionamento; – Em cheque então, o senhor pode pagar ?
– Também não, Irmã.
A essa altura, a freira já estava a beira de um ataque. E continuou…
– Bem, o senhor tem algum parente que possa pagar a conta?
– Ah… Irmã, eu tenho somente uma irmã solteirona, que é freira, mas não tem um tostão.
A Freira, corrigindo-o:
– Desculpe que lhe corrija, mas as freiras não são solteironas, como o senhor disse. Elas são casadas com Deus !!!
– Magnífico! Então, por favor, mande a conta pro meu cunhado!
Assim nasceu a expressão: “Deus lhe pague“……………
CONTRIBUIÇÃO DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Técnico em Agropecuária(Assistente Técnico de Desenvolvimento Rural-FLEM-BAHIATER-Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas ; Licenciado em Biologia e Pós Graduado Em Gestão e Educação Ambiental(Apicultor e Meliponicultor).
Fones de contato: 75- 99998-0025( Vivo-Wast App); 75- 99131-0784(Tim).