Olá leitores de nosso blog!!
De olho na primeira imagem acima postada(foto oficial), percebam que coisa linda essa pro ativa turma de acadêmicos(as) do curso de Agroecologia da maior casa do saber de ensino superior do interior de Nossa Linda e Extensa Bahia, a UFRB-Campus de Cruz das Almas com extensão aqui em nossa renomada Escola Família Agrícola do Sertão-EFASE-Monte Santo. Deusimar- O Homem Forte das Abelhas, no dia de ontem, 28 deste mês em curso, teve o raro privilégio de atender o convite da Escola Família Agrícola em nome de seu monitor Adilson da Mota Santana, para mostrar a nossa UBM– Unidade de Beneficiamento de Mel à turma de acadêmicos. Para aqueles que não sabiam, essa estruturada casa do mel é fruto da luta deste modesto blogueiro de vocês que idealizou em 09 de julho de 2003 a nossa querida AMAMOS– Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Monte Santo, e através dela, e com muita persistência, insistência e perseverança este homem forte das abelhas furou o bloqueio do segmento APICULTURA no Programa CABRA FORTE do Governo do Estado à época, e o Governo que sucedeu não manteve o Programa CABRA FORTE, mas honrou os compromissos do segmento APICULTURA, e nosso Município foi agraciado com essa pérola. Como este blogueiro de vocês sempre diz que uma foto acaba valendo por 1.000, ou mais palavras, percebam passo a passo nas imagens abaixo todo o desfecho da apresentação da casa do mel aos(as) acadêmicos(as) que foram bastante participativos e atenciosos. O que mais chamou a atenção deste blogueiro de vocês foi a grande diversidade nas origens dos(as) acadêmicos(as) de diversos municípios de Nossa Linda e Extensa Bahia, inclusive, de outros estados da federação, a exemplo de Pernambuco. De olho na sequência abaixo, percebam o Deusimar- O Homem Forte das Abelhas ao lado da acadêmica conterrânea amiga de minha Uauá,Josiane Cordeiro de Souza, a filhota do líder comunitário Valdivino da destacada comunidade de Lage das Aroeiras, terra mãe do também, seu eterno e saudoso titio, o líder comunitário Jussemar Cordeiro da Silva(eternas saudades), que inclusive, junto com tod@s da turma prestamos uma justa; muito justa e justíssima homenagem póstuma com um breve e comovente minuto de silêncio.
Nas considerações finais, Deusimar- O Homem Forte das Abelhas não poderia deixar de fazer suas referencias ao meu guru, meu dileto professor de Apicultura Haroldo Cardoso e Silva que estava ministrando palestras com a turma de acadêmicos(as) na EFASE. Para aqueles(as) que não sabiam esta figuraça , Haroldo Cardoso e Silva junto com o Deusimar das Abelhas na velha década de 80 precisamente no ano de 1988, fomos os pioneiros, os percursores da atividade APICULTURA aqui em Monte Santo, na oportunidade do apoio de uma ONG Alemã às comunidades de Oiteiro e Massaroca. De olho na ultima sequência das fotos registradas, Deusimar das Abelhas gostaria de fazer um breve relato do que mais me chamou atenção na turma de acadêmicos(as). Impressionante a presença dessa linda acadêmica, a Claudinha de Itiúba que está ao lado de meu dileto professor de apicultura, que independente de sua aparente deficiência na estatura física, mas estava lá jogando duro e fazendo seus oportunos questionamentos . Antes da imagem dela, faço questão de postar uma imagem extra excussão, de nosso exemplo superação Claudio Vieira de Oliveira que foi apresentado ao meu professor de apicultura na quinta feira próxima passada. Merece-nos a gente fazer uma certa reflexão. Para descontrair a turma e levantar mais ainda a auto estima aparente da acadêmica, disse a ela que o tamanho de homem ou uma mulher, se mensura do gogó pra cima, está na cabeça quando se tem a sua massa encefálica perfeita. Tamanho não é documento.
Ainda nas considerações finais, não poderia deixar de registrar nesta próxima imagem a disposição e o bom exemplo desta acadêmica mamãe coruja Aniele da região sul de Nossa Linda e Extensa Bahia, carregando seu filhote como sempre faz os mamíferos da classe dos marsupiais. Além de registrar a foto ao lado da acadêmica mamãe guerreira, disse-lhe que no mínimo esse filhotinho dela será um doutor em agroecologia, uma vez que desde pirrototinho já está se fazendo presente junto com a mama na busca dos vastos conhecimentos agroecológicos. Deusimar – O Homem Forte das Abelhas, em nome da turma deixa aqui registrado os sinceros parabéns a essas duas acadêmicas que me chamaram à atenção com seus bons exemplos a serem seguidos.
Todas as vezes que Deusimar- O Homem Forte das Abelhas faz o percurso para a casa do mel fica encantado com a belezura deste frondoso pé de tamarindo bem no centro do Povoado de Sitio da Naninha . Como o curso da turma é AGROECOLOGIA, tem muito a ver com a árvore mais linda de toda nossa Histórica Micro Região de Canudos, Deusimar – O Homem Forte das Abelhas , um verdadeiro apaixonado pela MÃE NATUREZA, deixa aqui de presente esta linda imagem para cada um de vocês. Para aqueles(as) que não sabiam, de acordo com as informações do senhor Ciro Augusto de Macedo, morador mais velho do povoado, na década de 1930, o carcará sanguinolento Virgulino Ferreira da Silva- “Lampião” e seu bando usaram este pé de tamarindo como abrigo provisório.
Muito obrigado pela atenção e o carinho de tod@s vocês.
NOTE: para a visualização 100% das imagens basta clicar em cada uma delas.
CONTRIBUIÇÃO DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Técnico em Agropecuária(Assistente Técnico de Desenvolvimento Rural-FLEM-BAHIATER-Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas ; Licenciado em Biologia e Pós Graduado Em Gestão e Educação Ambiental(Apicultor e Meliponicultor).
Fones de contato: 75- 99998-0025( Vivo-Wast App); 75- 99131-0784(Tim).