VALE A PENA APRECIAR DE NOVO:NOSSA INFELIZMENTE EXTINTA EBDA ESCREVEU E FEZ ACONTECER SUA HISTÓRIA NO XVIII CBA DE CUIABÁ.

55

NOSSA LINDA E EXTENSA BAHIA FAZ A DIFERENÇA NO XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA REALIZADO EM CUIABÁ-MT

EBDA é homenageada no Congresso de Apicultura em Cuiabá – Imprensa Seagri (24/05/2010)

EBDA é homenageada no Congresso de Apicultura em Cuiabá

EQUIPE DA EBDA PREMIADA NO CBA DE CUABA IMAGEM FACE GRANDE DEUSIMAR
Foto:EBDA
A Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) homenageou, durante o XVIII Congresso Brasileiro de Apicultura e IV Congresso Brasileiro de Meliponicultura, no último sábado, em Cuiabá, o Governo do Estado da Bahia pela relevante contribuição da secretaria estadual da Agricultura, através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) à Apicultura Brasileira.
“Este reconhecimento é resultado dos trabalhos dos técnicos da empresa que trabalham intensamente para melhorar a vida dos apicultores familiares, através da geração de renda, assim como colocar a apicultura baiana como destaque entre as melhores do país” disse, Vandira da Mata, coordenadora de apicultura da EBDA, que recebeu a placa do presidente da CBA, José Gomercindo Cunha.
Os trabalhos dos extensionistas da empresa foram ressaltados e elogiados, no congresso, durante duas palestras: Importância do Georreferenciamento na Apicultura Brasileira, proferida pelo coordenador nacional do Programa Nacional de Georreferenciamento e Cadastro de Apicultores, Ricardo Lustosa Brito, e A Contribuição da CBA na Profissionalização da Apicultura, proferida José Gomercindo Cunha.
Cerca de 2.700 pessoas participaram do congresso que contou com representantes de todos os estados da federação. Da Bahia, estiveram presentes aproximadamente 100 pessoas dentre elas, empresários, universitários, professores, apicultores e 33 técnicos, da empresa da Superintendência de Agricultura Familiar da Seagri, Suaf.
Em todo o estado a EBDA realiza constantemente cursos de capacitação de agricultores familiares, apicultores, bombeiros, polícia ambiental, técnicos e agentes comunitários apícolas para atuarem no território baiano, orientando e prestando assistência técnica aos apicultores familiares de comunidades, associações e demais grupos representativos, que desenvolvam ou que tenham interesse na atividade.
O congresso
Três focos centrais fizeram parte da programação – meio ambiente, tecnologia e mercado -, que foram apresentados em palestras, mesas-redondas, mini-cursos, clínicas tecnológicas e outras atividades, propiciando debates sobre a ação da apicultura no domínio local, nacional e internacional.
Uma grande feira com exposição de produtos, tanto para o apicultor como para a comunidade em geral, envolvendo a alimentação, saúde e beleza, artesanato, moda e entretenimento foi uma das atrações do congresso. Ainda aconteceram paralelamente ao evento reuniões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel, da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel), Assembléia Geral e eleições da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e apresentação de trabalhos científicos em painéis.
Fonte:
Assimp/EBDA
Tel.:(71)3116-1910/1803
COLABORAÇÃO DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025