Cansanção é dado a várias das espécies de vegetais das famílias Euphorbiaceae, Loasaceae e Urticaceae. Sua principal característica, comum a todas elas, é o fato de provocarem, assim como a urtiga, a sensação de queimadura ao toque com a pele.
Ao contrário da urtiga, porém, seu efeito urticante e vesiculante (causador de bolhas) é maior e mais agudo, bastando para tanto o simples contato com seus pelos, ao pé dos quais há uma cápsula com o líquido agressivo.
Comuns no Nordeste do Brasil, as diversas espécies de cansanção são evitadas e temidas. A urina, por seu alto teor de ureia, é um antídoto eficaz, se aplicado imediatamente após o contato.
No bairro Boa Vista, na cidade de Lagarto no estado de Sergipe, existe um nordestino “arretado” que come folhas de Cansanção como se estivesse degustando uma folha de alface. Trata-se do seu Antônio, confira todos os detalhes no vídeo abaixo:
Colaboração e Complementos de:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Técnico em Agropecuária (Assistente Técnico de Desenvolvimento Rural-FLEM-BAHIATER-Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas; Licenciado em Biologia; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental, e Tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura.
Zap: (75) 99998-0025 (Vivo)
Blog: https://www.