Ola meus(minhas) leitores(as) amigo(as)de nosso blog!!
Este modesto blogueiro de vocês aposentado do Governo do Estado de nossa linda e extensa Bahia, radiante da vida como também estão nossos(as) sofridos(as) porém, importantes agricultores(as) familiares com as promissoras chuvas que estão caindo em nossa região vai descrever abaixo mais um de seus causos verídicos…. acreditem se quiserem, desta feita fazendo às narrativas das experiências meteorológicas de nossa região semi- árida.
Em minha sacrificada, porém, inesquecível fase de adolescência, gostava muito de passar às férias de minha amada Escola Agrícola de Catu, e de minha carreira profissional, na fazenda de meu sábio tio José Gonçalves Rodrigues que atendendo às ordens expressas do Divino partiu em 12.04.2022, faltando apenas 2 meses e 4 dias para comemorar seus 105 anos bem vividos (16.06.22).
Lembrei-me como se fosse hoje das experiencias meteorológicas de meu tio, quando ele estava extremamente preocupado com as secas torradas e prolongadas, levantava quase todas as noites, passava por debaixo da rede que este blogueiro de vocês dormia, com os cotovelos debruçados no batente da janela fitava os olhos em direção ao Rio São Francisco, e quando percebia uma pontinha de relâmpago gritava em alto e bom som: Olhe o requeijão!! Com a sinalização dessa pontinha de relâmpago tinha com certo meu sábio tio José Gonçalves que naqueles próximos dias era mais do que certo a chegada das oportunas chuvas de trovoadas .
Assim sendo, nos próximos 15 a 20 dias a comida dos rebanhos chegavam, e a farta produção de leite para o fabrico do requeijão e da famosa manteiga de garrafa, dentre outras farturas eram mais do que certo.
Como Deusimar das abelhas naquela oportunidade ainda não tinha aflorado a extrema paixão pela Cadeia Produtiva dos seres vivos mais importantes; mais completos; mais organizados, e mais inteligentes do Universo, não tomou a iniciativa de em alto e bom som também gritar da rede espaçosa, olhe o mel!!
Além daquela certeira previsão meteorológica de meu agora eterno Tio José Gonçalves Rodrigues(eternas saudades), na minha apaixonada carreira da extensão rural de quase 3 décadas( 07. 04.1982 a 08.06.2021), este orgulhoso extensionista ruralista aposentado do Governo do Estado, aprendeu outras experiências meteorológicas com os(as)( sofridos(as), porém, sábios(as) e importantes agricultores(as) familiares na longa caminhada da Extensão Rural, a exemplo do rapa rapa do pote da râzinha brejeira; do mandacaru florando na seca( lembrando-me do velho Lula Gonzaga); do sa..sa.po..po.. cururu cantando na beira da lagoa e transitando nas estradas, com o aparecimento do caranguejão, dentre outros inúmeros indicativos de que às promissoras chuvas estão muito próximas.
Bons tempos que jamais voltarão. Abençoada noite desta primeira segunda feira do segundo mês do ano que ora se inicia, para todos e todas, que irão apreciar o blog deste homem forte das abelhas.
COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DE:
Técnico em Agropecuária- Funcionário Publico Aposentado do Governo do Estado de nossa linda e extensa Bahia ; Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas; Licenciado em Biologia; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental, Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Apicultura e Meliponicultura.
Zap: (75) 99998-0025 (Vivo) .
Blog: https://www.
0