Lembrar do vale transporte, vale refeição e até mesmo cartão presente, sem esquecer da redução de custos é apenas um dos desafios que os profissionais de Recursos Humanos enfrentam.
Para saber mais sobre os desafios desse setor e quais as principais dificuldades da gestão de benefícios, continue lendo nosso conteúdo.
Equipe engajada e especializada
Formar um time especializado não é fácil para quem está montando um time de RH. Isso porque para encontrar profissionais com especialização e bom nível de experiência no setor é preciso ter muita paciência.
A pressa em preencher uma vaga é o principal erro dos recrutadores. É preciso buscar por funcionários que tenham especialização e que também se adequem ao perfil da empresa.
Ter uma equipe engajada faz toda diferença, não basta ter uma ótima gratificação monetária mensal, é preciso que a empresa adote uma postura humana em relação a seu pessoal para que eles trabalhem engajados e motivados.
Faça um processo seletivo em várias etapas e deixe bem claro todas as condições e benefícios da vaga!
Retenção de Talentos
A desmotivação é um dos fatores que mais aumenta o turn over ou rotatividade de uma empresa. Quando um desligamento de uma profissional competente é feito, pode significar que sua empresa não está sabendo reter e criar talentos.
Para desenvolver pessoas, ainda é preciso mantê-las motivadas, não somente com palavras e reconhecimentos, mas atribuições de novas atividades, plano de carreira e responsabilidades.
Feedback mensal não só é importante, mas obrigatório se você espera uma boa performance de um colaborador.
Ambiente de trabalho saudável
De acordo com pesquisa do Jornal Valor, 54% dos trabalhadores entrevistados em um estudo afirmam que trabalhar com colegas agradáveis é mais importante do que receber bons salários. Este percentual demonstra a importância de um bom gerenciamento de conflitos.
A dica, neste caso, é conscientizar os gestores de como o clima organizacional está relacionado a produtividade e promover treinamentos que visem orientar os gestores a promover um clima descontraído e pausas em seus setores.
Gestão de Benefícios
A gestão de benefícios está relacionada com o bem-estar dos colaboradores, mas é preciso ter cautela e lembrar do momento de redução de custos nas empresas brasileiras.
O ideal é fazer a gestão de custos de maneira equilibrada sem esquecer do espaço para o lado humanístico que também é ferramenta de motivação.
Não fique apenas no vale transporte. Aposte no vale compras e cartão presente em datas pontuais como forma de bonificação e reconhecimento.
Para o cotidiano, dentro dos custos fixos de uma empresa, a gestão benefícios pode abranger vale combustível e vale alimentação.
Para não perder prazos, sobrecarregar o setor de RH e gerir benefícios de maneira inteligente, entre em contato com uma empresa terceirizada de gestão de benefícios.