O Polietileno de Alta Densidade (PEAD) é um polímero termoplástico e é uma das variações de Polietileno mais utilizadas, principalmente na indústria de alimentos. Confira a seguir quais são as principais características desse plástico e quais são os benefícios em usá-lo na indústria alimentícia.
Características do Polietileno de Alta Densidade para a indústria de alimentos?
O PEAD Polietileno de Alto Densidade possui como características de destaque a alta resistência química, dessa forma, se torna um produto atóxico. O PEAD, também possui excelente resistência à abrasão ao impacto.
A sua relação com outros produtos químicos se divide nos seguintes níveis:
Excelente Resistência: a álcoois, ácidos diluídos e concentrados e bases;
Boa resistência: ésteres, hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, aldeídos, ketones e óleos minerais e vegetais;
Resistência limitada: agentes oxidantes e hidrocarbonetos halogenados;
Além da resistência, ele é um polímero termoplástico antiaderente, moldável, soldável, autodeslizante, possui fácil usinagem e baixa absorção de umidade.
Benefícios de utilizar o Polietileno de Alta Densidade para a indústria alimentícia
Essas características trazem vantagens para a indústria alimentícia, já que o Polietileno de Alta Densidade pode ser utilizado para peças e elementos que entram em contato com os alimentos.
Essa vantagem existe porque, por exemplo, a placa de Polietileno de Alta Densidade é atóxica e possui baixo coeficiente de atrito, possuindo o contato e corte com alimentos.
Desse modo, tanto a placa, quanto o bastão de PEAD podem ser utilizadas para os materiais para as indústrias de alimento, como para produtos finais que entraram em contato com os alimentos, como embalagens de bebidas, frascos e tampas.
Além disso, outras vantagens que esse produto apresenta, é ser uma material rígido, de fácil processamento e baixo custo.
Somente o Polietileno de Alta Densidade pode ser utilizado na indústria alimentícia?
Também existem outras resinas plásticas que podem ser utilizadas na indústria plástica, como é o exemplo do Polipropileno, utilizado para embalar produtos, como pães e alimentos que podem ser congelados, e o PS Poliestireno, muito utilizado para embalagens de frios e iogurtes.