A quinta geração do Kia Sportage chegou ao Brasil no ano passado nas versões EX e EX Prestige com preço acima de 250 mil reais, já o motor que temos por aqui em 2023 é um híbrido-leve 1.6 turbo a gasolina com potência de 180 cv e 27 kgfm de torque, já na Austrália a situação é diferente, por lá existe uma versão Kia Sportage SX 2.0 com motor turbo diesel.
O Sportage brasileiro, segundo o Inmetro, faz 11,5 km/litro na cidade e 12,1 km/litro na estrada, já a Kia Sportage SX 2.0 australiana com motor turbo diesel tem um impressionante consumo de 15,87 km/litro. O Sportage foi considerado o carro do Ano de 2022 da revista Drive. Do outro lado do mundo ele reúne Design moderno, um interior confortável e prático, bem como uma escolha de 2WD ou AWD e uma gama de motorizações a gasolina ou diesel, o Sportage brilha mais num segmento já repleto de estrelas.
Por US$ 35.000 dólares australianos (Cerca de 125 mil reais) o consumidor australiano coloca um Sportage SX Turbo Diesel na garagem, mas uma diferença absurda em relação ao Brasil.
Kia Sportage
Lançada em 1993, a primeira geração do Sportage foi desenvolvida com base na plataforma do Mazda Bongo. O SUV compartilhou na época muitos componentes mecânicos, como motores, transmissões e diferenciais, durante a aliança entre Ford, Mazda e Kia, e foi projetado para compartilhar tecnologias e economizar custos. Isso ocorreu no início e meados da década de 1990, quando as montadoras buscavam formas de aumentar sua eficiência e competitividade.
A primeira geração do Sportage foi vendida em versões de duas e quatro portas. A versão de quatro portas também teve uma versão com um chassis longo, chamada de Sportage Grand, disponível em mercados asiáticos e australianos, com 10 polegadas (2,54 mm) de espaço adicional. Como mencionado anteriormente, a primeira geração do Sportage foi descontinuada na América do Norte em 2002, e globalmente em 2003, exceto no Paquistão, onde ele continuou a ser vendido até 2004.
Atualmente o carro que já chegou a ser o SUV médio importado mais vendido do Brasil está na quinta geração lançada em meados do ano passado.