Grande parte das pessoas que sofrem com vícios ou que têm familiares com esse problema, possuem diversas dúvidas acerca das clínicas de reabilitação. O processo de recuperação de vícios não é nada fácil, por esse motivo é extremamente importante contar com o apoio de profissionais especializados.
Nesse cenário, as clínicas de recuperação e reabilitação são a melhor solução para resolver os problemas com vício. Veja o que elas são, como os tratamentos funcionam e dicas para escolher uma clínica:
O que é uma clínica de recuperação e reabilitação?
As clínicas de recuperação e reabilitação são lugares especializados na recuperação de pessoas com inúmeras doenças, incluindo a dependência química.
As clínicas contam com diferentes profissionais para monitorar e acompanhar os pacientes o tempo inteiro, com o objetivo de auxiliar diretamente na superação do vício.
Cada clínica realiza os seus tratamentos para drogados de forma individual e específica de acordo com o problema de cada paciente.
Como funciona uma clínica de reabilitação?
No entanto, no geral os tratamentos podem ser iniciados de forma voluntária, quando a própria pessoa reconhece a dependência química e opta por procurar ajuda para a internação.
E existe também o tratamento involuntário, quando a família do dependente enxerga o vício e opta por solicitar a internação, mesmo contra a vontade do dependente.
A maioria das clínicas de reabilitação divide o processo de recuperação em três fases:
- Superação da abstinência: na primeira fase do tratamento, após a internação, o dependente é submetido a ingestão de medicamentos e vitaminas a fim de diminuir os sintomas físicos e psicológicos causados pela falta das substâncias químicas.
- Desintoxicação física: através da realização de atividades físicas e da reposição de vitaminas, o dependente elimina os resíduos causados pelas substâncias químicas.
- Solução das causas do vício: por fim, através do apoio psicológico, a pessoa é auxiliada na identificação das causas que motivaram o vício.
A parte mais importante de toda a recuperação está no acompanhamento de profissionais especializados que somente uma clínica de reabilitação pode oferecer.
Como escolher a clínica?
O processo de recuperação é muito doloroso e complicado, por isso é importante escolher a clínica ideal para tornar esse processo menos difícil.
O ideal é procurar por clínicas que possuam muitas informações e referências sobre a estrutura, sobre os profissionais envolvidos e sobre as formas de tratamento que são utilizadas.
Além disso, é indispensável procurar sobre a clínica nos registros públicos.