Caminhões novos são o sonho de qualquer caminhoneiro. Mas alguns marcaram história no Brasil. Lançado em 1993, o Mercedes-Benz L-1618 foi um grande sucesso da renovada série HPN da Mercedes-Benz, sendo sucedido pelo L-1620, que foi outro grande sucesso de vendas no mercado brasileiro. Esses caminhões, como tantos outros sucessos, tem um espaço reservado na memória dos estradeiros.
Em um tempo mais antigo, final da década de 80, comprar caminhões como forma de investimento frente à desvalorização continua das moedas era uma opção muito usada, mas os pesados iam sendo vendidos à medida em que se necessitava recuperar o valor investido. Na década de 90 isso foi caindo no esquecimento e hoje é um tipo de coisa que não se faz mais, por causa da estabilidade da nossa moeda, mesmo que abalada no último ano.
Em 1994, mesmo com o plano Real estabilizado, o dono deste Mercedes-Benz L-1618 resolveu comprar e guardar alguns caminhões, como forma de proteger o seu dinheiro. Pelas fotos foram comprados quatro caminhões, mas apenas um nunca rodou. Permaneceu sob cavaletes, e foi funcionado regularmente. Sua quilometragem quando chegou ao galpão era de 110 km apenas. Hoje marca 550 km no odômetro. E nunca nem mesmo saiu do local onde está. Foi mantido guardado e intocável por 20 anos. (Com informações do Reginaldo de Campinas)