Escolher um carro dentre as tantas opções não é tarefa fácil. Depois de decidir o modelo, é necessário estar atento a alguns pontos, como o consumo. Mas será que o câmbio influencia essa questão?
A constante evolução no tipo de tecnologia dos carros existentes, fez com que o câmbio manual passasse a dividir espaço com o câmbio automático, bem mais moderno e inovador.
A tecnologia do câmbio automático trouxe conforto para o motorista, que não precisa ficar trocando de marcha todo tempo, principalmente em cenários atuais de engarrafamento e estresse.
Mas, além de interessante neste sentido, fala-se de um resultado negativo quanto a perda de desempenho do veículo em relação a velocidade e potência e, o grande vilão: o alto consumo de combustível. Vamos entender o funcionamento dos dois para poder compará-los!
Câmbio automático x câmbio manual
De maneira geral, a caixa de câmbio possui engrenagens de diversos tamanhos que ajustam a quantidade de rotações do motor, transferindo essa rotação para as rodas e otimizando o uso do motor de acordo com sua necessidade.
No câmbio manual, uma embreagem faz a ligação direta entre o motor e a caixa de engrenagens. Já no caso do câmbio automático, a ligação é feita por meio de uma peça chamada conversor de torque. O conversor transfere a rotação do motor até a caixa de câmbio, por meio de um óleo hidráulico, fazendo com que as embreagens girem de forma indireta.
Desta forma, o motor acaba perdendo parte da potência nesse processo e por conta disso, tende a gastar 15% a mais de combustível para manter um mesmo nível de desempenho.
Mas, será que é possível gastar menos com o câmbio automático?
A resposta é sim. Hoje, essas tecnologias passam por transformações e reparos constantes, com uma transmissão mais assertiva e consumindo cada vez menos – comparados àqueles primeiros veículos automáticos.
O ideal é evitar acelerar fortemente o carro, forçando a troca de marchas, e tentar manter a rotação sempre abaixo dos 3000 rpm.
Além disso, na hora da escolha e compra do veículo, opte por aquele que possui mais de 5 marchas que, se usado adequadamente terá um consumo menor . É por isso que os carros da Citroen são sinônimo de conforto e redução dos seus custos!
Citroen C3: economia na certa!
Considerado um dos carros mais econômicos com motor 1.2 Flex Puretech, o citroen C3 possui tecnologia avançada e um novo câmbio automático em toda a linha 2018. O conceito “feel good” do novo câmbio automático de 6 marchas garante viagens com muito mais conforto para motoristas e passageiros, economia e suavidade.
O modelo foi totalmente reequipado, de acordo com os padrões europeus, e está muito mais moderno, tecnológico e especial.
Além disso, segurança é coisa séria para a Citroen. O novo C3 possui airbags duplos e freios ABS de série, proporcionando bem-estar a você e toda sua família.
Mude sua maneira de se conectar com o mundo e invista agora no novo Citroen C3!