Nesta segunda-feira à noite (30), Jair Bolsonaro participou do programa Roda Viva, que é composto por uma roda de jornalistas que fizeram diversas perguntas ao político, para assim tirar todas as dúvidas sobre o que ele tem a dizer sobre opiniões que dividem a sociedade.
Quando foi questionado sobre cotas raciais, o deputado mostrou claramente sua opinião contrária aos benefícios à uma pessoa por conta de sua cor de pele; com isso, começou a ser questionado sobre uma possível dívida histórica.
Jornalistas afirmaram que seriam justas as cotas por conta da escravidão, o que seria uma forma de pagar o que eles sofreram no passado. Mas Bolsonaro afirmou que os ‘brancos’, ou seja, os portugueses, na época, não foram buscar os africanos, mas quem os venderam foram outros negros.
Segundo Bolsonaro, os ‘brancos’ não devem nada aos ‘negros’, pois foram os próprios africanos que ‘venderam’ os escravos aos colonizadores.
Muitos problematizaram a fala de Bolsonaro, já parte da população viu a sua fala como um grande esclarecimento, até porque é uma opinião pouco mostrada para a população.
Bolsonaro mostrou que, na sua opinião, as cotas raciais fazem uma diferenciação entre o ‘negro’ e o ‘branco’, explicando que também existem caucasianos que são pobres e afro-descendentes que são ricos. Por esse motivo, o candidato acredita que é totalmente injusto que as cotas sejam para os ‘negros’ em geral, e seria mais justa que fosse somente aos pobres. (1News)